
Dia da Água: Sanep trata mais de 100 milhões de litros por dia
Recurso indispensável à vida, a água tem seu dia comemorado mundialmente nesta terça-feira (22). Mais do que celebrar a existência de um dos bens naturais mais importantes do planeta, a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, dá enfoque à necessidade da conscientização sobre sua preservação. Em Pelotas, 100% da cidade é atendida com água potável pelo Sanep, que trata mais de 100 milhões de litros por dia e os distribui por meio de um sistema grandioso com um milhão de metros de tubulação e 24 reservatórios.

Mais de 100 milhões de litros de água são tratados por dia em Pelotas - Foto: Gustavo Vara
O índice coloca a Princesa do Sul em primeiro lugar na categoria de municípios brasileiros que melhor atendem com água potável a sua zona urbana, junto com os demais territórios que atingem a totalidade do indicador – entre elas, outras cinco cidades gaúchas, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas. Incluindo a área rural na avaliação, Pelotas também alcança número satisfatório no quesito: 99,9%. Os dados são do Instituto Trata Brasil, que avalia, anualmente, o saneamento das 100 maiores unidades administrativas do país.
Indicador pelotense supera a média nacional
“Ambos os indicadores estão acima da média nacional, de 94,4%, o que é muito compensador considerando todo o investimento e trabalho que o Sanep faz para qualificar e manter essa estrutura 24 horas por dia. Além disso, a água atende todos os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde e o nosso controle para mantê-la assim é bastante criterioso”, afirma a diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina.
A gestora refere-se a todas as operações que precisam funcionar, harmonicamente, entre diferentes setores, para que a água chegue diariamente às residências. Desde a sua captação até a entrega nas casas, um longo processo, envolvendo centenas de servidores, precisa ser executado e monitorado ininterruptamente.
“Funcionamos como uma engrenagem, na qual cada atividade e funcionário são indispensáveis para fazê-la girar”, pontua Michele.
Operadores hidráulicos, operários, biólogos, engenheiros e técnicos em química são exemplos das peças essenciais que integram a estrutura, atuando tanto na produção da água tratada quanto na redução da sua perda, através de consertos, ampliações e manutenções frequentes na tubulação para garantir a sua funcionalidade.

Cerca de 100 tipos de análises são feitas para garantir a qualidade da água
De onde vem a água que consumimos em casa?
Alguém pode até se perguntar o porquê de envolver tantas pessoas na distribuição de água, uma vez que ela é proveniente de arroios, canais e demais fontes de água doce. A resposta está no nome de um dos pilares do Sanep: o Departamento de Tratamento. A equipe é responsável por cuidar de todo o processo de potabilização da água em Pelotas, que funciona em escala para produzir milhões de litros nas quatro estações do município: Santa Bárbara, Sinnott, Moreira e Quilombo, além da ETA Móvel, no Laranjal.
O percurso começa com a captação da água bruta por equipamentos que a bombeiam até a estação. Após, se inicia o tratamento nas etapas de coagulação e floculação, com a adição de produtos químicos que aglutinam as impurezas, formando flocos – esses são separados em tanques na fase seguinte, a de decantação. Os próximos passos correspondem aos processos de filtração e de desinfecção, que servem para eliminar os micro-organismos capazes de causar doenças ao ser humano. Antes de chegar às etapas de armazenamento e distribuição, a água ainda passa pelos estágios de fluoretação e de neutralização, que mantêm o pH próximo à neutralidade.
Assista ao vídeo e confira o processo
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/cxSL4AX39qA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
O trabalho da equipe segue mesmo após o tratamento, com a realização de mais de 100 tipos de análises para garantir a qualidade da água. Ela é monitorada 24 horas por dia e o seu controle feito em 69 pontos da rede de abastecimento, com avaliação de diversos indicadores, como pH, turbidez, cor e índices microbiológicos.
Conscientização é caminho para preservação
O Sanep também atua, através do seu Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento, no aspecto da conscientização para o uso correto da água, isto é, sem desperdícios. No final de 2021, a autarquia iniciou a campanha ‘Bora Economizar’, que chama a atenção para a importância de cada morador cuidar desse patrimônio natural. Por meio das redes sociais, o Sanep mantém o assunto em pauta durante todo o ano, fornecendo orientações e dicas à população, de forma recorrente, para a utilização da água com consciência e para a redução do seu uso em tarefas simples do cotidiano, como na escovação dos dentes e na lavagem de veículos e de pátios.
Notícias Relacionadas

Equipes da Prefeitura de Pelotas passam madrugada de plantão

Sanep é responsável pelos quatro eixos do saneamento básico em Pelotas

Sanep e Ecovias Sul firmam parceria voltada à educação ambiental

Sanep nomeia Técnico em Enfermagem aprovado em concurso público