Dados foram exibidos durante um seminário virtual, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. Informações servirão para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância

Diagnóstico da Primeira Infância em Pelotas é apresentado

Dados foram exibidos durante um seminário virtual, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. Informações servirão para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância
Por Marina Amaral 19-11-2021 | 15:42:37
Tags: primeira infância, plano municipal, diagnóstico, comitê intersetorial, pacto pelotas pela paz

Nessa quinta-feira (18), Pelotas deu mais um passo em direção à criação do Plano Municipal da Primeira Infância, que tem como objetivo desenvolver e fortalecer ações voltadas ao público infantil a fim de proporcionar um lugar melhor para as crianças. Por meio de um seminário virtual, o Comitê Intersetorial apresentou o diagnóstico, elaborado pelas secretarias municipais que integram o grupo. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a reunião, que foi organizada pela Prefeitura com apoio do Instituto da Infância (Ifan) e da Fundação Bernard Van Leer, da Rede Urban95 - iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz.

Durante a abertura do encontro online, a chefe do Executivo pelotense destacou a prioridade dada às crianças neste mandato, por meio de uma política transversal que irá envolver gestores e instituições. Paula também reforçou a importância de investir na prevenção e proteção de crianças e adolescentes, evitando que, desde a primeira fase da vida, eles sejam submetidos à violência. 

“Vamos construir uma cidade pensando nas crianças, que acolha, proteja e estimule o público infantil. Dessa forma, a cidade será melhor para toda a sua população. Queremos que Pelotas se torne uma referência em qualidade de vida, e o Ifan somou-se junto nessa articulação. Somos muito gratos ao apoio técnico da instituição e a todo grupo de trabalho, formado pelas secretarias municipais, que está envolvido e empenhado nesse projeto”, afirmou a prefeita.
Foto: reprodução da internet

Fazem parte do Comitê Intersetorial a Procuradoria-Geral do Município, a Assessoria Especial de Comunicação e as secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura, de Administração e Recursos Humanos, de Transporte e Trânsito, de Segurança Pública, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, de Habitação e Regularização Fundiária, de Obras e Pavimentação, de Planejamento e Gestão, de Cultura, de Qualidade Ambiental, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Fazenda, de Desenvolvimento Rural, de Governo e Ações Estratégicas, de Educação e Desporto e de Saúde.

O Instituto da Infância estava representado por Neilza Buarque, Fellipe Dias e Nina Ribeiro. A superintendente, Luzia Torres Laffite, enviou um vídeo aos presentes parabenizando pelo trabalho que está tomando forma. Neilza corroborou ao afirmar que “uma grande política pública está sendo desenvolvida em Pelotas”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Silva (PSDB), e o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, estiveram presentes no evento.

A composição do diagnóstico

Foram expostos dados como indicadores demográficos do município e os números referentes à população, com ênfase na totalidade de crianças, que são base para o estudo que levará ao desenvolvimento do Plano Municipal da Primeira Infância. Cada pasta apresentou seus estudos, como a área da saúde, com considerações sobre a saúde da criança em Pelotas e sobre gestantes. Já a parte de educação trouxe números relativos aos estudantes e instituições de ensino.

Em relação à habitação, dados sobre crianças e famílias contempladas com ações de programas habitacionais municipais foram trazidos à tona, bem como o atendimento em serviço de convivência e de acolhimento e com acesso ao Bolsa Família. A quantidade de crianças atingidas por atividades educativas de trânsito, além de empresas com produtos para crianças e ações culturais destinadas à primeira infância foram, igualmente, elencadas.

Foto: reprodução da internet

Essas são apenas algumas das informações obtidas a partir do trabalho de diagnóstico feito pelos integrantes do Comitê e que formam a fotografia da primeira infância em Pelotas, reunidas de forma a contemplar a infância em sua diversidade e atender a necessidade do público durante a articulação de ações, estratégias e programas, assim como o fortalecimento daquelas já existentes, que integrarão o Plano Municipal, conforme explicou a coordenadora do Comitê Intersetorial, Jaqueline da Silva Dutra, que representa a Secretaria Municipal de Saúde.

As próximas etapas envolvem o desenvolvimento de oficinas intersetoriais, que envolverão vários segmentos da sociedade civil, Município e instituições.

Notícias Relacionadas

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito recebe representantes da SRI e da Azonasul para tratar da Caravana Federativa

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Michele Reinhardt é a secretária de Administração

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco

Prefeito assina contrato para construção de novo centro esportivo comunitário no Parque do Obelisco