Equipe da Prefeitura trabalha pela qualificação dos servidores da Assistência Social de cada nível de complexidade

Educação Permanente qualificará atendimento social

Equipe da Prefeitura trabalha pela qualificação dos servidores da Assistência Social de cada nível de complexidade
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 17-06-2021 | 11:31:14
Tags: educação , formação , sistema único , assistência social

O Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Assistência Social (Nuep/SAS) teve a sua primeira ação externa na terça-feira (15), em um minicurso sobre “O embate entre a assistência social e o assistencialismo durante a pandemia da Covid-19: práticas e desafios para trabalhadores/as do Suas”, com a participação de 130 profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de diversos municípios do extremo sul.

O minicurso, planejado e executado em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi dividido em três momentos. No primeiro, três assistentes sociais que trabalham no âmbito do Sistema Único de Assistência Social em Pelotas, Raquel Nebel; em Rio Grande, Letícia dos Santos; e em São Lourenço do Sul, Bárbara Domingues Nunes, levaram contribuições, a partir das suas vivências de trabalho e as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. No segundo, a convidada Najila Thomaz de Souza, que atua em São Paulo, fez uma exposição sobre o tema e comentários a respeito das práticas desenvolvidas nos municípios da região citados anteriormente. Por fim, a mediadora do evento e professora do serviço social da UCPel, Vini Rabassa, abriu para os ouvintes apresentarem questionamentos às falas expostas e suas contribuições.

Capacitação permanente para qualificar o atendimento

O objetivo do Núcleo, criado em agosto de 2020, é capacitar, permanentemente, os profissionais que atuam em cada complexidade da Assistência Social. O cronograma das capacitações foi pensado em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

A assistente social do Departamento de Planejamento da SAS, Raquel Nebel, explica que a proposta surgiu devido aos impasses trazidos pelo contexto pandêmico e pelos impactos negativos que recaíram sobre as ações da Política de Assistência Social. Com isso, a partir do projeto de extensão “Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social” e o interesse do Núcleo e da pasta de Assistência Social em propiciar atividades de formação continuada aos trabalhadores do Suas, foi montada uma proposta acolhida pela coordenação da Secretaria e pelos servidores.

O secretário José Olavo Passos diz entender que o processo de formação faz parte do trabalho dos profissionais e mantê-los atualizados é de interesse da Secretaria, para que possam realizar as atividades da melhor forma, com o objetivo de que a população receba o melhor atendimento possível.

Raquel enfatiza que a equipe ainda busca efetivar mais ações na área e o diálogo com as instituições de ensino para tentar suprir os anseios dos trabalhadores. “A educação permanente é fundamental para a qualificação dos serviços, mas precisa ser uma via de mão dupla. Não basta o Município oferecer espaços de reflexão. É necessário que os trabalhadores estejam abertos para dialogar e repensar suas práticas”, diz a assistente social. Além disso, o Suas prevê a capacitação contínua de seus profissionais.

O cronograma do Núcleo de Educação Permanente prevê encontros, no mínimo, mensais. Os próximos serão sobre Prontuário Suas; Acolhimento e Escuta Qualificada; Atividades Coletivas em tempos de pandemia; Fluxos e Redes: como trabalhar a intersetorialidade; Elaboração de Documentos e Processos Gerenciais; e, Elaboração de Planos de Trabalho e Projetos Sociais.

Notícias Relacionadas

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho

Cras Centro leva atendimento e serviços a famílias da zona rural

Cras Centro leva atendimento e serviços a famílias da zona rural