Escola infantil localizada no bairro Sítio Floresta conta com um pátio naturalizado para interação dos alunos com a natureza

Emei Maria Lídia Magliani é oficialmente entregue

Escola infantil localizada no bairro Sítio Floresta conta com um pátio naturalizado para interação dos alunos com a natureza
Por Marina Amaral 06-07-2023 | 17:10:44
Tags: emei maria lídia magliani, pátio naturalizado, inauguração, sítio floresta
* Com colaboração de Rafaela Dutra

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Lídia Magliani foi oficialmente entregue para a comunidade do bairro Sítio Floresta nesta quinta-feira (6), em uma cerimônia que integrou a programação dos 211 anos da cidade de Pelotas e contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. O ato também marcou a inauguração do pátio naturalizado construído na unidade educacional, com brinquedos e elementos que permitem o contato dos alunos com a natureza.

Essa foi a entrega oficial do educandário, onde os alunos estão estudando há cerca de um ano. As obras receberam investimento de mais de R$ 2 milhões e foram executadas com recursos provenientes do programa ProInfância, do Ministério da Educação, e recursos próprios do Município.

“A causa da primeira infância passa a ser nossa prioridade de governo, na qual temos avançado muito, e essa escola é a prova disso. Nossa rede municipal de ensino é forte, comprometida, dedicada, estudiosa e está fazendo uma mudança para melhor na educação de Pelotas”, destacou a prefeita.
Fotos: Gustavo Vara

Maria Lídia Magliani foi uma artista plástica pelotense, reconhecida no Brasil inteiro, que discutia através de suas obras a condição da mulher e do corpo feminino na sociedade dos anos 1960, prezando pela liberdade da mulher negra e mostrando que a arte transforma a vida. 

A inauguração da Emei também contou com apresentação da Orquestra Areal e com o plantio de uma árvore frutífera no pátio de entrada da escola.

Também participaram da visita o vereador Márcio Santos (PSDB), representando a Câmara Municipal, os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, e de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, e a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, além da diretora da Emei Maria Lídia Magliani, Luciane Bergmann.

Um espaço para interação dos alunos com a natureza

Essa é a terceira Emei a receber a requalificação neste ano. O primeiro projeto foi entregue em abril, na Emei Jacema Rodrigues Prestes, no Arco-íris, por meio da parceria entre o Município e a Rede Urban 95. O segundo, em maio, na Emei Lobo da Costa, no Pestano que, assim como na Lídia Magliani, teve o trabalho executado com mão de obra municipal, pela parceria entre as secretarias de Educação e Desporto, Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana e Qualidade Ambiental.

Fotos: Gustavo Vara

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto, Jaqueline Camargo, a construção do pátio envolveu trabalho intersetorial, realizado em diferentes etapas. Desde o início de junho, a preparação, o planejamento do espaço e o uso de equipamentos e materiais vêm sendo definidos pela equipe.

“Fazemos uma preparação prévia do espaço com a criação de contextos com brinquedos não estruturados criados com materiais naturalizados, a maioria construídos com descartes de podas da cidade, além de elementos da natureza, como sementes, temperos e materiais diversos, a exemplo de peneiras, martelinhos de madeira, bacias, argilas, tábuas, esteiras e cestos”, explicou Jaqueline.

A coordenadora pedagógica esclareceu que a construção também leva os educadores a refletirem sobre suas práticas, seu papel enquanto educadores e sobre a natureza da infância. Além disso, observa poucos conflitos que apareceram, como disputas por objetos ou espaços, que foram solucionados pelas próprias crianças, sendo o adulto o mediador quando necessário.

Notícias Relacionadas

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa começa em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente

Videoconferência tira dúvidas sobre a Prova Nacional Docente