
Equipes das UBSs são capacitadas para novo formato de acolhimento
O novo protocolo de atendimentos na rede de Atenção Primária do Município deve ampliar a capacidade dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde quinta-feira (17) e ao longo dos próximos dias, oficinas de capacitação para implantação do novo protocolo, que considera a classificação de risco para encaminhar pacientes, estão sendo realizadas.
Nesta sexta-feira (18), profissionais de diversos serviços participaram do curso realizado no auditório do Senac. As atividades são direcionadas às equipes das 50 UBSs e das duas Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) de Pelotas.
Fotos: Michel Corvello
Segundo a diretora da rede de Atenção Primária, Luciana Nunes Soares, a expectativa é que o novo formato de acolhimento melhore o acesso da população. “Hoje, o serviço é bem amplo, sendo capaz de atender 80% das demandas de saúde. A gente quer facilitar essa procura do cidadão e priorizar quem mais precisa”, afirmou.
De acordo com o novo protocolo, ao chegar ao posto de saúde, o paciente será acolhido pelo profissional, que fará a identificação do quadro de saúde e a classificação de risco.
Entenda como vai funcionar
Os pacientes que buscarem atendimento nas UBSs e nas Ubais serão classificados por cores, que vão determinar o encaminhamento.
- Vermelho - o paciente será encaminhado para unidades de urgência e emergência
- Amarelo - o paciente será encaminhado para atendimento na UPA
- Verde - o atendimento será imediato na Unidade, seja pelo médico, seja pelo enfermeiro
- Azul - o atendimento será agendado conforme disponibilidade da Unidade
Para a enfermeira Josiane Palmas, que participou da capacitação nesta sexta-feira, o novo sistema beneficiará também os profissionais, deixando a demanda mais sistemática e ordenada. “O protocolo de acolhimento vem para dar mais segurança para o profissional. Ele organiza o processo de trabalho, nos dando mais respaldo e segurança para a gente que atua na linha frente”, afirmou.