
Escritora tradicionalista lança livro na Jornada Cultural da BPP
A Jornada Cultural Adão Monquelat, evento promovido pela Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), segue até domingo (14) com diversas atividades. Às 14h deste sábado (13), a escritora tradicionalista Liliana Cardoso Duarte lança o livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”, em coautoria com outros 22 autores. Os eventos virtuais estão sendo transmitidos pelo Instagram (@bppelotense) e Youtube da Bibliotheca Pública. Os eventos contam com a contribuição da Prefeitura de Pelotas, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Educação e Desporto (Smed), e apoio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac.
Natural de Porto Alegre, Liliana é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e, atualmente, é conselheira do Conselho Estadual de Cultura do RS e patrona dos Festejos Farroupilhas do RS e Porto Alegre 2021.
A programação da Jornada Cultural teve 45 atividades literárias e culturais gratuitas, distribuídas ao longo de 12 dias, entre elas: contação de histórias, palestras e conversas com escritores, sessões de autógrafos, leituras, jogos teatrais, oficinas de dança e de capoeira, apresentação de curtas-metragens, brincadeiras musicais, vídeo-aula, atividades com o ônibus da BPP, concertos e exposições.
Homenagem
O evento leva o nome do conhecido livreiro, pesquisador e historiador pelotense, Adão Monquelat. Proprietário de uma livraria/sebo desde 1981, era conhecido no município e fora dele por sua paixão por literatura e história, por resgatar preciosidades literárias e pela contribuição ao descobrir e apontar fatos históricos da história pelotense para além da história oficial. Monquelat morreu em 22 de setembro deste ano, de enfarto. Tinha 74 anos.
Notícias Relacionadas

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95