
Estiagem é discutida no Fórum da Agricultura Familiar
A Prefeitura de Pelotas participa do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul que, em encontro virtual realizado nesta semana, concentrou os debates em torno da estiagem, das medidas adotadas e das ações futuras para minimizar os efeitos prejudiciais ao campo e à cidade.

Fórum discute problema recorrente na região - Foto: Divulgação/SDR
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, enfatizou que, em Pelotas, a política desenvolvida prioriza a prevenção. “O Município já vinha adotando o Plano de Açudagem e abrimos 79 açudes. Até o fim deste ano, a meta determina que chegaremos a cem. Além disso, a Prefeitura promoveu a extensão e instalação de redes de água e a distribuição, na zona rural, por meio de caminhões-pipa”.
Os açudes são abertos em parceria. À Emater, cabe o projeto; ao Poder Público municipal, o licenciamento ambiental e a coordenação da execução; ao Estado, a participação, muitas vezes, com maquinário. Seidel também relatou que Pelotas faz parte de programa, com o governo do Estado, de distribuição de caixas d’água e kits de irrigação, para que produtores possam enfrentar a estiagem com mais essa ferramenta.
O quadro de estiagem da região foi apresentado pelo gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, e pelo assistente técnico Fernando Horn.
“Os debates no Fórum se encaminharam para uma proposta mais abrangente quanto a medidas de prevenção. Estiagem é um fator recorrente na região e, por isso, o tema deve ser agregado a discussões constantes, com foco em medidas de prevenção e solução”, observou o secretário.