
Evento busca a escuta das demandas de PCDs
Nesta quinta-feira (09), a comunidade se reuniu no entorno o Ginásio Municipal Karosso para a ação Inclusão que Transforma - Dia do Combate ao Capacitismo, que teve como foco a escuta das demandas de pessoas com deficiência (PCDs) e estimular a socialização inclusiva e democrática através de uma feira de oportunidades. Além disso, o espaço contou com diversas modalidades esportivas.
Imagens - Divulgação
Chayane Vitória Silva participa do projeto de paratletismo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) desde o início do ano e aproveitou para realizar o cadastro na feira de oportunidades. “Eu estou gostando muito do evento, achando bem legal. Eu sempre gostei de esportes, então para mim é bem importante”. Roger Duarte e Luis Fernando Oliveira, são atletas de arremesso de peso e de paratletismo, e também participam dos projetos da secretaria, que conta com atletas de nível nacional, como das seleções de taekwondo, vôlei sentado e paratletismo.
Imagens - Divulgação
O evento incentivou a quebra de estigmas, gerando inclusão e equidade, destacando e valorizando as potencialidades e capacidades de cada um. Além disso, a realização contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) com o Cadastro Único (CadÚnico), Sistema Nacional de Emprego (SINE/FGTAS) e a Secretaria de Saúde (SMS) com a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e cobertura vacinal junto a Escola de Educação Profissional Pelotas (SEG), que estiverem presentes nesta caminhada do combate ao capacitismo no esporte e na promoção de oportunidades para jovens PCDs.