Executivo entrega mais uma área em regularização
No dia 29, as 60 famílias moradoras da quadra 1 do Corredor do Obelisco receberão os contratos e carnês para a regularização de seus terrenos, ocupados há mais de 25 anos. A entrega será às 14h30min, na entidade tradicionalista União Gaúcha. A área fica entre a avenida Idelfonso Simões Lopes e a rua Um do Dunas.
A área, até agora de propriedade da Prefeitura de Pelotas, foi desmembrada e, para concluir o processo, será necessário que os moradores paguem os carnês, já que a legislação impede que o Município doe os terrenos. O valor é simbólico, de quatro Unidades Municipais de Referência (URMs), o que hoje corresponde a R$ 529,28. É possível parcelar o total em oito vezes de R$ 66,16. Após quitar o carnê, o morador pode solicitar a emissão da escritura, único documento que garante a propriedade do imóvel.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, diz que espera, ainda neste ano, fazer a entrega da quadra 2 do Obelisco, que fica entre a avenida Domingos de Almeida a rua Jornalista Guerreiro Victória. Ele avalia que, apesar das dificuldades enfrentadas desde março de 2020, com o início da pandemia, o trabalho da equipe de regularização fundiária nunca parou. Todos seguiram as atividades, embora, no início, alguns trabalhassem de casa. Atualmente, o formato é o mesmo do período anterior à pandemia, mantendo apenas os cuidados com higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento físico.
Esta será a quinta regularização desde o início de 2021. Já foram entregues áreas do Anglo, Clara Nunes, Bairro Jardim e Sérgio Souza Soares.