Evento foi marcado por música e culinária típicas, além da Feira de Produtores, exposição de variedades da fruta e brinquedos para crianças

Festa do Pêssego atrai centenas de visitantes para a zona rural

Evento foi marcado por música e culinária típicas, além da Feira de Produtores, exposição de variedades da fruta e brinquedos para crianças
Por Tânia Magalhães 26-11-2023 | 16:06:21
Tags: festa municipal do pêssego , vila nova

Centenas de pessoas, do campo e da cidade, foram à Vila Nova, 7º distrito de Pelotas, Quilombo, passar o domingo (26), na Festa Municipal do Pêssego, promovida pela Comunidade São Pedro, pelo Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição e pelo Esporte Clube Vila Nova – os três sediados na localidade. O evento contou com o apoio e participação ativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa, Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindicopel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul). 

Público festejou no evento dedicado à cultura do pêssego - Foto: Gustavo Vara
“O ano foi difícil, mas a capacidade de enfrentamento das adversidades, pelas famílias de produtores, é uma lição permanente para todos nós. Com eles, se aprende a não perder a vontade de trabalhar e, sempre que voltamos à colônia, temos a sensação de estar caminhando para o futuro. Aqui, temos gente honesta, trabalhadora”, enfatizou a prefeita Paula Mascarenhas, durante a abertura oficial da Festa.

Paula visitou os espaços técnicos da Emater e da Embrapa, onde conheceu amostras de cultivares, as bancas de produtores e de exposição e comércio de produtos e serviços diversificados. Conversou com visitantes e cumprimentou organizadores e participantes do evento, que contou com a presença, em tempo integral, da rainha do pêssego, Mariana Heller Brchardt, e da princesa Fernanda Radmann Scaglioni.

Abertura oficial

“Temos orgulho de ser da terra do pêssego e a tradição da fruta, além do destaque nacional e internacional, existe graças aos produtores, ao suor, ao trabalho, ao talento, à competência de enfrentar desafios. Neste ano, foram três decretos de emergência - um pela seca, outro pelos ventos e o terceiro pela chuva. Mas, a terra é generosa e o grande prejuízo nas variedades precoces serão compensados pela colheita mais tardia”, enfatizou a prefeita Paula.

Organizadores, corte, prefeita e vice confraternizaram na festa - Fotos: Gustavo Vara

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, comentou que há muito a ser feito ainda em benefício da zona rural. Sobre a festa, salientou que “o ambiente aconchegante é propício para festejar a cultura do pêssego, produto forte da nossa colônia. Nosso pêssego é o melhor, o mais saboroso do país, e isso foi constatado em Conferência Internacional, recentemente realizada pela primeira vez em Pelotas. Aqui, estiveram comitivas técnicas de diversos países para avaliar e comprovar a qualidade da nossa fruta. Temos pesquisa, tecnologia e a mão determinante do produtor.”

Representando o Poder Legislativo, o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), agradeceu as treês entidades organizadoras do evento. “Temos que comemorar. A colheita está em andamento, mesmo com todas as perdas.” O vereador Cristiano Silva, também presente, reportou-se aos seus vínculos com a zona rural e destacou que o trabalho da agricultura familiar é permanente.

Em nome dos organizadores da Festa Municipal do Pêssego, a coordenadora da Comunidade São Pedro, Ana Cristina Betemps, salientou que o evento é resultado do trabalho coletivo da Comunidade, do CCN Raízes da Tradição e do Esporte Clube Vila Nova. Pelo segundo ano consecutivo, a organização compartilhada entre os três deu resultados positivos.

O presidente da Associação de produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann, comentou que o momento era para festejar, comemorar, embora a safra estivesse comprometida por questões climáticas. “A cultura do pêssego representa o trabalho de muitos”, afirmou, salientando a necessidade de continuar.

Para o supervisor regional da Emater, Edgar Norenberg, representando a presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld, e o secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Santini, o cultivo do pêssego é de grande importância. A atividade é responsável pelo sustento de muitos que vivem em torno da cultura.

O representante da Embrapa, pesquisador Luís Eduardo Antunes, registrou que os produtores têm superado as dificuldades deste ano para a cultura do pêssego e convidou os presentes para que visitassem o estande da Empresa, para conhecer as tecnologias e variedades da fruta.

A prefeita Paula finalizou a abertura oficial do evento manifestando sua homenagem, gratidão e reconhecimento aos produtores, organizadores e apoiadores.

Estiveram presentes o representante da Cooperativa Sicredi e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, o presidente do Esporte Clube Vila Nova, Jerônimo Betemps, o patrão do CCN Raízes da Tradição, Eduardo Rickes, o presidente do Sindocopel, Paulo Afonso Crochemore, o titular da Cafsul, João Oliveira da Silva, a presidente do grupo Gassetour e proprietária do parque Stone Land, Nívea Saraiva, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, o administrador distrital de Santa Silvana, 6º distrito, Fernando Hirdes, o representante do deputado federal Afonso Hamm, Pablo Martins, o presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, Guarda Municipal, produtores de pêssego e populares.

Notícias Relacionadas

Saiba como chegar e o que vai encontrar na Festa do Morango

Saiba como chegar e o que vai encontrar na Festa do Morango

Festa Municipal do Pêssego está com programação confirmada

Festa Municipal do Pêssego está com programação confirmada

Morada do Sol passa por ajustes finais para a Festa do Morango

Morada do Sol passa por ajustes finais para a Festa do Morango