Já nos primeiros 4 dias haverá apresentações em hospitais, igrejas e outros espaços públicos. Nos 12 dias, 18 atrações terão tradução simultânea em Libras.

Festival de Música do SESC começa na segunda-feira

Já nos primeiros 4 dias haverá apresentações em hospitais, igrejas e outros espaços públicos. Nos 12 dias, 18 atrações terão tradução simultânea em Libras.
Por Joice Lima 17-01-2025 | 17:13:00
Tags: festival , música , sesc , cultura

A 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música começa na segunda-feira (20) e traz uma programação ampla e variada. O prefeito Fernando Marroni está confirmado o Cortejo Musical que marca a cerimônia de abertura, às 18h, no Largo do Mercado Central. Ao longo de 12 dias – de 20 a 31 de janeiro –, o público poderá desfrutar de 63 atrações musicais (12 serão transmitidas ao vivo pelo Youtube). Apenas nos quatro primeiros dias, serão 20 apresentações, entre concertos de orquestras, bandas e recitais, boa parte em espaços públicos, como hospitais, igrejas e outros. Toda programação é gratuita e aberta à comunidade – em alguns locais de capacitada limitada, é preciso reservar ingresso.

Além de ser um importante espaço de aprendizado e intercâmbio cultural, o Festival também se consagra pela inclusão. Nos concertos realizados no Theatro Guarany, a organização disponibiliza a programação em Braille, contemplando a plateia cega, e em 18 apresentações do Festival, haverá tradução simultânea em Libras, contemplando surdos, uma iniciativa que vêm aumentando – em 2023 foram 14 e em 2024, 12. 

A abertura ocorre com o Cortejo Musical, uma saudação do Festival à cidade de Pelotas e primeiro momento de confraternização dos estudantes e professores que participam do evento. A concentração será às 18h no Largo do Mercado Central. O Cortejo percorre o calçadão, Praça Coronel Pedro Osório e ruas do Centro Histórico de Pelotas.

Já nos primeiros dias, o Festival leva música à comunidade em hospitais (Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa e São Francisco de Paula), igrejas (Paróquia Santa Terezinha e Catedral do Redentor), universidade (Campus da Saúde UCPel) e outros espaços públicos (Café Aquários, Parque Una, Shopping Pelotas), além de apresentações no Conservatório de Música da UFPel , Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) e, mediante ingresso, no Theatro Guarany, no Teatro do Sicredi e na Charqueada São João. 

A organização do Festival destaca, nos primeiros quatro dias, as apresentações que vão acontecer no Theatro Guarany: Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo - Sons do Mundo (20); Grupo Experimental de Música – GEM - Reciclagem Instalação Sonora, de Santo André, SP (21); La Ventolera, orquestra uruguaia (22); Camerata Café - Viva La France, trio feminino de Porto Alegre (23), e o pelotense Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos, na Charqueada São João (23). 

Imperdíveis também as apresentações da pelotense Autocine Brazilian Blend, no Parque Uma (22); do Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras e Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano, ambos na BPP e com a participação de musicistas de diversos países (22 e 23); e da Orquestra Areal e Municipal 10 Anos, no Teatro Sicredi (23). 

Banda de jazz pelotense, a Autocine Brazilian Blend se apresenta no Parque Una às 19h do dia 22. Foto: Divulgação.

Cosmopolita

Considerado um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, o Festival de música do Sesc busca incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Cerca de 350 estudantes de 20 estados brasileiros e de seis países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai) vêm a Pelotas para aprender com 50 músicos renomados de 12 países de diversas partes do mundo (Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia, Portugal, Chile, Alemanha, França, Japão e Brasil.)

O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas, para as apresentações que ocorrem no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feita, virtualmente, pelo site do Festival ou presencialmente na bilheteria do Theatro (Rua Lobo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Há limite de dois ingressos pessoa, conforme o cronograma: de 15 a 17/01 retirada de ingressos para espetáculos dos dias 20, 21, 22, 23/01; e de 21 a 24/01, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 26, 27, 28, 29 e 30/01. 

Quem não conseguir buscar com antecedência ou reservar pela internet, pode tentar diariamente antes de cada concerto, às 18h, na entrada do Theatro - haverá um lote de 100 ingressos por apresentação.

PROGRAMAÇÃO GERAL DOS PRIMEIROS 4 DIAS DO FESTIVAL:

*Sujeita a alterações.

20 de janeiro – Segunda

18h – Cortejo Musical – Largo do Mercado Público

20h30 – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo | Sons do Mundo – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

21 de janeiro – Terça

9h30 – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Santa Casa de Misericórdia*

15h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Beneficência Portuguesa*

20h – Orquestra de Câmara Sesc Roraima – Paróquia Santa Terezinha

20h30 – Grupo Experimental de Música – GEM | Reciclagem Instalação Sonora – Theatro Guarany –Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

22 de janeiro – Quarta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

13h – Grupo de Cordas do Festival – Campus da Saúde UCPel*

17h – Grupo Experimental de Música – GEM – Café Aquários

18h – Quinteto Allegro – Catedral do Redentor

19h – Recital de Canto lírico, Piano, Metais e Madeiras | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), José Milton Vieira (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Diego Grendene (BRA), Viktoria Tatour (BIE), Philip Nodel (RUS) – Bibliotheca Pelotense

19h – Autocine Brazilian Blend – Parque UNA – Espetáculo com tradução em Libras

20h30 – La Ventolera – Theatro Guarany – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS e tradução em Libras

23 de janeiro – Quinta

13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel

14h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital São Francisco de Paula*

19h – Big Band Democrata – Shopping Pelotas

19h – Recital de Harpa, Madeiras, Cordas e Piano | Liuba Klevtsova (RUS), Philip Nodel (RUS), Julián Medina (ARG), André Carrara (BRA) – Bibliotheca Pelotense – Espetáculo com tradução em Libras

19h – Orquestra Areal e Municipal 10 Anos – Teatro Sicredi

20h – Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos – Charqueada São João – Espetáculo com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sesc/RS 

20h30 – Camerata Café I Viva La France – Theatro Guarany – Espetáculo com tradução em Libras

Confira aqui a Programação completa. 

Acesse aqui ingressos para apresentações no Theatro Guarany, Teatro Sicredi e Charqueada São João (selecione "Pelotas" no campo de cidades).

Notícias Relacionadas

Atividades culturais movimentam o final de semana no Centro Histórico

Atividades culturais movimentam o final de semana no Centro Histórico

Parceria entre CTGs e Prefeitura potencializa os Festejos Farroupilhas

Parceria entre CTGs e Prefeitura potencializa os Festejos Farroupilhas

Prefeitura é parceira de exposição do Museu do Hip Hop no Malg

Prefeitura é parceira de exposição do Museu do Hip Hop no Malg

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira