Acompanhado de Paula, Eduardo conheceu de perto o processo de imunização no município e afirmou que toda a população gaúcha acima de 18 anos terá recebido a 1ª dose da proteção ao coronavírus até 7 de setembro

Governador e prefeita visitam o Centro de Vacinação de Pelotas

Acompanhado de Paula, Eduardo conheceu de perto o processo de imunização no município e afirmou que toda a população gaúcha acima de 18 anos terá recebido a 1ª dose da proteção ao coronavírus até 7 de setembro
Por Carolina Dumont 23-07-2021 | 15:43:28
Tags: vacinação , coronavírus , governador , eduardo leite , prefeita , paula mascarenhas
Atualizado às 17h18min 

Durante o 89ª drive-thru da vacinação contra a Covid-19, em Pelotas, nesta sexta-feira (23), o governador Eduardo Leite visitou os pavilhões do Centro de Eventos, junto da prefeita Paula Mascarenhas, e acompanhou o processo de imunização. Na visita, Eduardo também conversou com a população, profissionais de saúde e voluntários envolvidos no trabalho de vacinar os cidadãos pelotenses.

Fotos: Michel Corvello

A data foi destinada ao grupo de pessoas com 31 anos ou mais. Na oportunidade, o governador elogiou a organização do drive-thru e garantiu que até o dia 7 de setembro deste ano, toda população gaúcha acima de 18 anos estará imunizada, com pelo menos a 1ª dose da vacina.

"O Centro de eventos nunca recebeu uma atividade tão nobre quanto a de salvar vidas. Que bom que estamos conseguindo avançar na vacinação e no dia 7 de setembro vamos dar o nosso grito de independência, com a 1ª dose para pelo menos toda população adulta", afirmou o chefe do Executivo estadual. 

A prefeita Paula também comemorou o fato de o processo de vacinação na cidade estar avançando e agradeceu a parceria com o governo do Estado, principalmente pelo repasse das doses do imunizante. 

"Acho que o Rio Grande do Sul está dando exemplo para o Brasil. Aqui em Pelotas mais de 50% da população está imunizada e eu só tenho a agradecer a todos que de alguma maneira ajudam neste processo", destacou a gestora do Município.

Também acompanharam a visita ao Centro de Vacinação Municipal, o deputado federal Daniel Trzeciak, e o secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, também deputado estadual, Luiz Henrique Viana – ambos do PSDB.

Imunização nesta sexta-feira

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 1.987 pessoas foram beneficiadas com a proteção ao vírus nesta sexta-feira.

Fotos: Michel Corvello

No drive, o primeiro pelotense a receber a dose do imunizante foi o Marcos Nicolau de 31 anos, que estava ansioso e chegou ao local às 5h30min, quando o dia nem havia clareado ainda. "É um alívio, uma segurança a mais para tentar seguir a vida tomando os cuidados", afirmou. Junto com ele, 850 cidadãos já haviam sido vacinados até o meio da tarde. 

Já nos bairros, as doses foram destinadas para completar o esquema vacinal de 947 pessoas que fazem parte do grupo de portadores de deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), e pessoas com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 a 54 anos, além de pacientes com doença renal crônica e Síndrome de Down, da faixa dos 18 anos 59 anos. 

Imunização continua

Neste sábado (24), será a vez dos pelotenses com 30 anos ou mais. Quem tem essa idade ou mais poderá ir até o Centro de Eventos para ter acesso à 1ª dose da proteção. As equipes de vacinadores estarão aguardando no local, das 9 às 17h.

Confira como fica o cronograma de vacinação

Drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado

- Sábado (24) - 1ª dose para 30 anos ou mais

Bairros – das 10 às 15h

- Segunda-feira (26) - 2ª dose para quem recebeu a 1ª dose em 13 e 14 de maio

* deficientes permanentes com BPC de 59 a 40 anos

* pessoas com comorbidades definidas de 59 a 40 anos

- Terça-feira (27) - 1ª dose para 31 anos ou mais

- Quarta-feira (28) - 1ª dose para 30 anos ou mais

Veja os documentos necessários

Para 1ª dose

- Documento de identidade

- CPF ou Cartão SUS

- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário

Para 2ª dose

- Carteira de Vacinação para comprovar a 1ª dose

- Documento de identidade 

Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante a vacinação.

Endereços dos pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 - Fragata

SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Lista de comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação

Abaixo, estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições de acordo com o Plano Estadual de Imunização.

- Diabetes Mellitus (DM): diagnóstico de Diabetes Mellitus

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de três ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de quatro classes de anti-hipertensivos

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg

- HAS com lesão em órgão-alvo: HAS com lesão em órgão-alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)

- HAS associada à comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária

- Doença Arterial Coronariana (DAC): diagnóstico de DAC sem ou com complicações (exemplo: IAM)

- Valvulopatias cardíacas: lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas

- Prótese valvar: portador de prótese valvar biológica ou mecânica

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática

- Doenças de grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções ou hematomas de aorta ou demais grandes vasos

- Arritmias Cardíacas: arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada à cardiopatia

- Cardiopatia Congênita no adulto: cardiopatia congênita associada à: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica

- Imunossupressão: transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida

- Câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas

- Hemoglobinopatias graves: diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio.

Notícias Relacionadas

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeito assina contratos para construção de ETEs

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem