
Guarda Municipal completa 31 anos
No dia em que a Guarda Municipal (GM) de Pelotas completa 31 anos de atuação no Município, foi realizado ato simbólico, com a entrega de Certificado, pelo prefeito em exercício Idemar Barz, ao comandante Igor Dufau Bretanha, enaltecendo o trabalho prestado pelos integrantes da corporação. A cerimônia foi nesta terça-feira (9), no Paço Municipal, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto.
Idemar destacou a dedicação da GM e da SSP para garantir a segurança em Pelotas. “Reconhecemos a força que tem a Guarda, que se compromete com a proteção da nossa sociedade”, destacou. Samuel Ongaratto completou a fala do prefeito em exercício, ressaltando o protagonismo da instituição, durante a pandemia do coronavírus, com a fiscalização do cumprimento dos decretos municipais.
Idemar entregou o certificado ao comandante Bretanha - Fotos: Gustavo Vara
Quem integra a instituição
O diferencial da Guarda Municipal, segundo Bretanha, é o trabalho em equipe realizado, sempre pensando nos pelotenses. “A população é o que mais nos motiva”, afirmou. Fazer parte dessa história e saber que a GM está sendo tão importante para a segurança pública do Município é uma honra para o comandante, que está há nove anos na instituição. O maior desafio, para ele, é “melhorar as condições de trabalho e tecnológicas, para que a gente continue, cada vez mais, entregando um melhor serviço para a nossa comunidade”.
O guarda Ladislau Neto foi aluno da segunda turma da GM, em outubro de 1990. Hoje, trabalha na retaguarda, na área de Ensino e Inteligência. Ele lembra que, com o passar dos anos, a instituição assumiu posturas diferenciadas, principalmente a partir da vivência com o trabalho nas ruas. “Isso fez com que os governos passassem a nos enxergar, nos dando a importância que a Guarda hoje representa no Município”, salientou, destacando os investimentos feitos pelo Executivo.
Ana Luíza Gluszevicz entrou na Guarda Municipal em abril de 2020. Ela conta que, antes de ingressar, já admirava o serviço prestado pela instituição e a contribuição dada à segurança pública de Pelotas. ”O sentimento foi de orgulho e responsabilidade em fazer parte da GM, além do compromisso de dar continuidade ao bom trabalho realizado durante esses 31 anos”, declarou.
Pacto Pelotas pela Paz
O Município apresentou, de janeiro a dezembro de 2020, uma redução significativa nos índices de criminalidade. A Guarda Municipal faz parte desse resultado, trabalhando integradamente aos demais órgãos de segurança, mobilizados pelo Pacto Pelotas pela Paz desde 2017. Foram 153 vidas preservadas desde o início do programa até hoje. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram reduzidos significativamente no Município em 2020. Foram registradas 35 vítimas (uma taxa de 10,3%). Em 2019, 68 vítimas (19,9%), enquanto que, em 2018, foram 87 (25,5%) e, em 2016, 80 (23,7%). O pior ano foi 2017, quando houve 125 crimes de atentado à vida, representando a taxa de 36,9.
Notícias Relacionadas

Guarda Municipal registra as operações realizadas em agosto

Operações Integradas fiscalizam trânsito e estacionamento proibido

Prefeitura reforça segurança em prédios públicos

Pelotas adere à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana