
Guarita de salva-vidas no Laranjal é reformada pelo MOP
A guarita de salva-vidas localizada na avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção Júnior, em frente ao entroncamento com a avenida Rio Grande do Sul, na praia do Laranjal, foi novamente requalificada com o trabalho de apenados do projeto Mão de Obra Prisional (MOP), iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) apoiou a iniciativa e a 5ª Delegacia Penitenciária Regional enviou três detentos para realizarem as melhorias. Os presos reconstruíram toda a estrutura metálica, colocaram telhas e pintaram a guarita. A obra teve início no dia 6 de outubro e o processo foi finalizado na segunda-feira (22).

Foto: Divulgação
De acordo com o diretor da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Município, Luiz Fernando Bizarro, essa iniciativa é positiva por não gerar custos aos cofres públicos, além de promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade e gerar oportunidade a elas.
Conheça o MOP
O principal objetivo do programa Mão de Obra Prisional (MOP), voltado a pessoas condenadas à pena privativa de liberdade, em regime fechado e semiaberto, é reduzir a reincidência criminal entre egressos do sistema prisional, por meio de oportunidades de trabalho e geração de renda. Os apenados atuam em diversas frentes de trabalho, como limpeza, serviços gerais, manutenção predial, obras e pavimentação.
O programa proporciona oportunidades a pessoas excluídas do desenvolvimento social e que sofrem discriminação por seu histórico, oferecendo caminhos para capacitação profissional, exercício do trabalho remunerado e retorno de benfeitorias para a cidade. O MOP também promove a inclusão e o respeito aos direitos humanos, estimulando uma cultura da paz, através da ressocialização efetiva de apenados.