Espaço que foi referência no combate à pandemia, por quase dois anos, será desativado a partir do dia 18 de abril. Local entra em obras em breve para abrigar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional

Homenagens marcam encerramento do Centro Covid

Espaço que foi referência no combate à pandemia, por quase dois anos, será desativado a partir do dia 18 de abril. Local entra em obras em breve para abrigar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional
Por César Soares 13-04-2022 | 16:17:41
Tags: Centro Covid, Síndromes Gripais, encerramento, tividades, hospital de Pronto Socorro Regional

Depois de praticamente dois anos e mais de 104 mil atendimentos, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais de Pelotas, o Centro Covid, vai encerrar as atividades no próximo dia 18. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas na manhã desta quarta-feira (13), durante cerimônia de encerramento no local. A estrutura, agora, será desocupada e passará por obras para sediar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional (HPSR).

Reconhecimento foi a palavra utilizada pela prefeita para definir o ato em frente à unidade que foi referência nas ações de enfrentamento à Covid-19 no município, desde o começo da pandemia. "O nosso Centro Covid cumpriu brilhantemente o seu papel, a sua missão, e agora nos cabe reconhecer o trabalho de tantos profissionais das mais diversas áreas que arriscaram suas próprias vidas para salvar a dos outros. Eles se dedicaram com espírito público, com determinação, muitos se afastando de suas próprias famílias, tiveram empatia e salvaram inúmeras vidas", ressaltou Paula.

O agradecimento a todos os profissionais de saúde e das demais áreas que atuaram no Centro Covid também foi registrado em uma placa, inaugurada no ato dentro da unidade, e que irá permanecer mesmo com a construção do futuro HPSR. 

Fotos: Gustavo Vara

Para o médico Kalil da Silveira Junior, responsável técnico do Centro e que esteve na linha de frente desde os primeiros meses, foram dias e semanas de uma experiência muito complexa devido ao ineditismo de tudo. "Pra mim foi como uma missão de estar alistado para uma guerra, contra algo que não conhecíamos. O senso de obrigação era muito grande, não se tinha muito a pensar, tudo era novo e mudava rapidamente. Só poderíamos estar aqui e fazer o que tinha que ser feito, e o que fez isso tudo ser possível foi o fator humano", relatou.   

Conforme a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, o Centro Covid foi um espaço imprescindível diante do que se passou no enfrentamento à pandemia. "Chegamos a esse momento porque a pandemia arrefeceu. Essa era uma estrutura credenciada ao Ministério da Saúde como hospital de campanha e já não há mais nenhum hospital nesses moldes credenciado, ele tem um custo muito significativo ao Município e agora esses recursos serão direcionados a outras ações de saúde, inclusive em necessidades resultantes da própria pandemia", explicou Roberta. 

Também participaram do ato, o vice-prefeito Idemar Barz, o secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o coordenador do Centro Covid, Guilherme Bergmann, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Ferreira - Marcola (sem partido), o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, o vereador Márcio Santos (PSDB), os vereadores Jone Soares (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania), além da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, a vice-reitora do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Veridiana Bosembecker, a delegada da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cíntia Daniela, e o diretor da UPA Areal, Nelson Soares.

Números 

O Centro Covid iniciou o atendimento ao público no dia 24 de abril de 2020, inicialmente administrado pela Prefeitura e depois sob gestão compartilhada com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde). Em novembro do mesmo ano passou a atender também os casos de síndrome gripais em adultos, ficando só com este público a partir de dezembro do ano passado. 

De janeiro de 2021 até a última terça-feira (12), o local havia registrado 104.386 atendimentos entre demanda espontânea (porta aberta) pediátrico, adulto e porta aberta pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 24 horas. O pico de atendimentoS foi registrado em março do ano passado, quando a unidade estava com os 25 leitos de enfermaria e os quatro de UTI ocupados.  

Futuro do local

Sai de cena o Centro Covid no próximo dia 18 e, em seguida, iniciam as obras para a construção do novo Hospital de Pronto Socorro Regional, que será construído com aproveitamento de parte da atual estrutura. "Será um novo espaço viabilizado por meio da dedicação e empenho do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que conhecem a nossa realidade. É uma obra muito aguarda e importante. Quem sabe aqui mesmo neste local, novas oportunidades surjam, inclusive para estes homens e mulheres a quem somos muito”, destacou Paula.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina