
Horta comunitária ajudará a combater insegurança alimentar na Z3
Nesta quinta-feira (24), um sonho da equipe e de famílias usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Z3 começou a se concretizar. O preparo da terra e plantio de mudas e sementes é o primeiro passo do projeto Horta Comunitária Colônia Z3, desenvolvido pela prefeitura através de parcerias firmadas com instituições públicas, sindicatos e iniciativa privada. Além de fornecer alimentos, a horta deve ajudar no fortalecimento de vínculos sociais e familiares dos participantes.
Fotos: equipe/divulgação
O projeto nasceu da busca por estratégias de superação da insegurança alimentar, a partir disso a Secretaria de Assistência Social (SAS) deu início à busca de parcerias para efetivar a iniciativa. Um edital do Sicredi garantiu os recursos necessários e o terreno, ao lado do Cras, foi cedido pelo Sindicato de Pescadores. As sementes e aproximadamente 200 mudas de hortaliças, verduras e legumes foram doadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas e pela empresa Agropecuária Semear. Enquanto a Emater/Ascar assumiu a responsabilidade pelas orientações, apoio e logística da preparação e criação da horta.
O preparo do local, limpeza da área, preparo da terra e plantio envolve as famílias acompanhadas pelo Cras e servidores.
Fotos: equipe/divulgação
O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, avalia que "a horta comunitária é uma resposta à insegurança alimentar e que desperta na comunidade os sentimentos de coletividade e pertencimento, além de colocá-los no protagonismo da política de assistência social".