Para adotar, é necessário que o interessado seja produtor rural

Hospedaria de Grandes Animais tem 16 equinos para doação

Para adotar, é necessário que o interessado seja produtor rural
Por Tânia Magalhães 10-11-2021 | 14:34:50
Tags: hospedaria de grandes animais, produtores rurais, equinos, doação

Dezesseis equinos recolhidos por andarem soltos nas ruas ou por denúncias de maus-tratos estão à espera de novos donos na Hospedaria de Grandes Animais, que é vinculada à Prefeitura e administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São dez adultos, duas potras e quatro potros, para doação exclusiva a produtores rurais

Atualmente, a Hospedaria conta com 26 animais – 16 para doação, nove dentro do prazo para recolhimento pelos proprietários e um sob processo movido por maus-tratos. No local, cavalos, éguas, potrancos e potrancas recebem alimentação adequada e cuidados sanitários. No momento, não há animais hospitalizados em tratamento.

“Os 16 animais disponíveis para doação encontram-se em ótimo estado nutricional e de saúde. Espera-se que, com novos donos, possam ter uma vida com qualidade, além do aproveitamento para lazer e para lidas campeiras”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Todos os equinos recolhidos à Hospedaria já recebem chip. A peça permite o controle, viabilizando a identificação tanto do animal resgatado como do doado.

Campanha continua

A campanha para doação de equinos para produtores rurais continua. O secretário lembra que a iniciativa foi lançada há cerca de dois meses e já obteve exitosos resultados.

Nos pontos mais frequentados por agricultores, como o Sindicato, bancos e as administrações distritais, há cartazes anunciando a possibilidade de adoção de equinos. A ação também é divulgada pela imprensa. 

Recuperação de animais apreendidos

Animais recolhidos à Hospedaria, por andar soltos em vias públicas, oferecendo riscos aos pedestres e ao trânsito, podem ser recuperados pelos proprietários. Conforme o Decreto 6.399/2021, o interessado terá 30 dias de prazo para recuperar o equino, mediante o pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM). No caso de reincidências, o aumento é progressivo. Os que são apreendidos por denúncia de maus-tratos não são devolvidos.

Para adotar um equino, a exigência básica é que o interessado seja produtor rural. A comprovação é feita com a apresentação do Modelo 4 ou do registro da propriedade, além de documentação de identidade. O animal é repassado gratuitamente, cabendo ao novo dono somente o gasto com exame sanitário e transporte.

Os interessados na adoção de um equino devem entrar em contato com a Hospedaria para agendar a visita. O telefone é (53) 3271.9244, das 13 às 17h. O endereço é BR-392 Km 71,5.

Notícias Relacionadas

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Produtores assinam contrato do programa Mais Água Mais Renda

Produtores assinam contrato do programa Mais Água Mais Renda