
Hospedaria de Grandes Animais tem 16 equinos para doação
Dezesseis equinos recolhidos por andarem soltos nas ruas ou por denúncias de maus-tratos estão à espera de novos donos na Hospedaria de Grandes Animais, que é vinculada à Prefeitura e administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São dez adultos, duas potras e quatro potros, para doação exclusiva a produtores rurais.
Atualmente, a Hospedaria conta com 26 animais – 16 para doação, nove dentro do prazo para recolhimento pelos proprietários e um sob processo movido por maus-tratos. No local, cavalos, éguas, potrancos e potrancas recebem alimentação adequada e cuidados sanitários. No momento, não há animais hospitalizados em tratamento.
“Os 16 animais disponíveis para doação encontram-se em ótimo estado nutricional e de saúde. Espera-se que, com novos donos, possam ter uma vida com qualidade, além do aproveitamento para lazer e para lidas campeiras”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Todos os equinos recolhidos à Hospedaria já recebem chip. A peça permite o controle, viabilizando a identificação tanto do animal resgatado como do doado.
Campanha continua
A campanha para doação de equinos para produtores rurais continua. O secretário lembra que a iniciativa foi lançada há cerca de dois meses e já obteve exitosos resultados.
Nos pontos mais frequentados por agricultores, como o Sindicato, bancos e as administrações distritais, há cartazes anunciando a possibilidade de adoção de equinos. A ação também é divulgada pela imprensa.
Recuperação de animais apreendidos
Animais recolhidos à Hospedaria, por andar soltos em vias públicas, oferecendo riscos aos pedestres e ao trânsito, podem ser recuperados pelos proprietários. Conforme o Decreto 6.399/2021, o interessado terá 30 dias de prazo para recuperar o equino, mediante o pagamento de uma Unidade de Referência Municipal (URM). No caso de reincidências, o aumento é progressivo. Os que são apreendidos por denúncia de maus-tratos não são devolvidos.
Para adotar um equino, a exigência básica é que o interessado seja produtor rural. A comprovação é feita com a apresentação do Modelo 4 ou do registro da propriedade, além de documentação de identidade. O animal é repassado gratuitamente, cabendo ao novo dono somente o gasto com exame sanitário e transporte.
Os interessados na adoção de um equino devem entrar em contato com a Hospedaria para agendar a visita. O telefone é (53) 3271.9244, das 13 às 17h. O endereço é BR-392 Km 71,5.