Prefeitura apoia o evento de iniciativa do Clube do Choro de Pelotas que se estenderá por mais alguns dias, devido ao tempo chuvoso de terça-feira (16)

I Festival de Choro de Pelotas segue até domingo

Prefeitura apoia o evento de iniciativa do Clube do Choro de Pelotas que se estenderá por mais alguns dias, devido ao tempo chuvoso de terça-feira (16)
Por Ascom 17-11-2021 | 18:26:56
Tags: festival , choro , roda , clube do choro , música , cortejo , avendano

O I Festival de Choro de Pelotas que, desde o dia 13, oferece uma programação híbrida (virtual e presencial), totalmente gratuita, terá o encerramento na tarde de domingo (21), com a Roda de Choro no Navegantes. Organizado pelo Clube do Choro de Pelotas, com apoio da Prefeitura, o Festival realizou uma Roda de Choro presencial no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD), na tarde do dia 13 e, a segunda, que ocorreria no dia 16 e teve que ser adiada devido às chuvas, será às 15h de domingo na Escola de Samba Mirim do Mickey, no Navegantes. 

Haverá, ainda, uma Roda de Choro na sexta-feira (19), às 19h, na sede da Secretaria de Cultura (Secult), no Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, com transmissão ao vivo. Por ser em um ambiente fechado, devido à pandemia de Covid-19, as vagas são limitadas, e quem quiser garantir lugar para assistir ao show presencial e gratuito deve fazer a reserva pelo WhatsApp (53) 991170082, com Gustavo Mustafé. 

A organização está promovendo campanha solidária para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos que serão destinados ao projeto social que a Escola de Samba Mirim do Mickey mantém junto à comunidade do bairro Navegantes. “A agremiação já doou, nessa pandemia, mais de 30 toneladas de alimentos e precisa de muito mais para socorrer diversas famílias que lutam pela sobrevivência. Qualquer quantidade é muito bem-vinda”, pondera Mustafé, que coordena o evento ao lado de Guilherme Vieira.

Locais de arrecadação

- Rua Bento Martins, 1.424 – aptº 102 - Gustavo Mustafé - (53) 991170082

- Rua Aldrovando Lino Iturriet, 223 - Gisele Rodrigues - (53) 991322463

Oficinas e mesas

O Festival está oferecendo oficinas on-line de instrumentos musicais com foco no choro – flauta, cavaco, violão, pandeiro, saxofone, bandolim, baixo - e sobre a sua história, ministradas por integrantes do Clube de Choro de Pelotas e convidados. Também realiza mesas virtuais de conversa entre músicos e musicistas de Pelotas e do Brasil, pesquisadoras(es) e pessoas que vivenciaram de perto o cenário desse gênero de música popular e instrumental brasileira em Pelotas, nas últimas décadas - o público pode interagir pelos chats. Restam ainda três mesas nesta quarta-feira (17), quinta (18) e sexta-feira (19). Confira:

Concursos

Simultaneamente, o Festival realiza dois concursos:

- Concurso de Choro (interpretação) Avendano Júnior, que premiará três interpretações de obras do compositor gaúcho; e

- Concurso de Choro (composição) Paulinho Martins, que premiará três choros inéditos (homenagem ao bandolinista e prolífico compositor pelotense).

Os resultados serão anunciados às 14h do dia 19.

Cortejo em homenagem a Avendano

Às 9h30min do dia 19, haverá um cortejo de choro em homenagem a Avendano Júnior, considerado um dos maiores cavaquinhistas do Município. A saída será da Secult (Casarão 2), percorrendo o entorno da praça Coronel Pedro Osório, passando pelo Theatro Sete de Abril, até o Mercado Central, onde será colocada uma placa, em um dos pátios internos, em celebração a Avendano Júnior. 

O Festival é viabilizado com recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA), oriunda de emenda de autoria do vereador Vicente Amaral, destinados à celebração do Dia Municipal do Choro que, em Pelotas, é comemorado em 19 de novembro, dia do aniversário de Avendano Júnior.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail festivaldechorodepelotas@gmail.com , com os coordenadores.

Notícias Relacionadas

Divulgada a programação cultural para o fim de semana

Divulgada a programação cultural para o fim de semana

Vice-prefeita prestigia abertura da exposição Caminhos da Fé

Vice-prefeita prestigia abertura da exposição Caminhos da Fé

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Caminhos da Fé ocupa duas salas de exposições da Secult

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas

Feira do Livro é oficialmente aberta em Pelotas