
I Festival de Choro de Pelotas segue até domingo
O I Festival de Choro de Pelotas que, desde o dia 13, oferece uma programação híbrida (virtual e presencial), totalmente gratuita, terá o encerramento na tarde de domingo (21), com a Roda de Choro no Navegantes. Organizado pelo Clube do Choro de Pelotas, com apoio da Prefeitura, o Festival realizou uma Roda de Choro presencial no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD), na tarde do dia 13 e, a segunda, que ocorreria no dia 16 e teve que ser adiada devido às chuvas, será às 15h de domingo na Escola de Samba Mirim do Mickey, no Navegantes.
Haverá, ainda, uma Roda de Choro na sexta-feira (19), às 19h, na sede da Secretaria de Cultura (Secult), no Casarão 2 da praça Coronel Pedro Osório, com transmissão ao vivo. Por ser em um ambiente fechado, devido à pandemia de Covid-19, as vagas são limitadas, e quem quiser garantir lugar para assistir ao show presencial e gratuito deve fazer a reserva pelo WhatsApp (53) 991170082, com Gustavo Mustafé.

A organização está promovendo campanha solidária para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos que serão destinados ao projeto social que a Escola de Samba Mirim do Mickey mantém junto à comunidade do bairro Navegantes. “A agremiação já doou, nessa pandemia, mais de 30 toneladas de alimentos e precisa de muito mais para socorrer diversas famílias que lutam pela sobrevivência. Qualquer quantidade é muito bem-vinda”, pondera Mustafé, que coordena o evento ao lado de Guilherme Vieira.
Locais de arrecadação
- Rua Bento Martins, 1.424 – aptº 102 - Gustavo Mustafé - (53) 991170082
- Rua Aldrovando Lino Iturriet, 223 - Gisele Rodrigues - (53) 991322463

Oficinas e mesas
O Festival está oferecendo oficinas on-line de instrumentos musicais com foco no choro – flauta, cavaco, violão, pandeiro, saxofone, bandolim, baixo - e sobre a sua história, ministradas por integrantes do Clube de Choro de Pelotas e convidados. Também realiza mesas virtuais de conversa entre músicos e musicistas de Pelotas e do Brasil, pesquisadoras(es) e pessoas que vivenciaram de perto o cenário desse gênero de música popular e instrumental brasileira em Pelotas, nas últimas décadas - o público pode interagir pelos chats. Restam ainda três mesas nesta quarta-feira (17), quinta (18) e sexta-feira (19). Confira:



Concursos
Simultaneamente, o Festival realiza dois concursos:
- Concurso de Choro (interpretação) Avendano Júnior, que premiará três interpretações de obras do compositor gaúcho; e
- Concurso de Choro (composição) Paulinho Martins, que premiará três choros inéditos (homenagem ao bandolinista e prolífico compositor pelotense).
Os resultados serão anunciados às 14h do dia 19.
Cortejo em homenagem a Avendano
Às 9h30min do dia 19, haverá um cortejo de choro em homenagem a Avendano Júnior, considerado um dos maiores cavaquinhistas do Município. A saída será da Secult (Casarão 2), percorrendo o entorno da praça Coronel Pedro Osório, passando pelo Theatro Sete de Abril, até o Mercado Central, onde será colocada uma placa, em um dos pátios internos, em celebração a Avendano Júnior.
O Festival é viabilizado com recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA), oriunda de emenda de autoria do vereador Vicente Amaral, destinados à celebração do Dia Municipal do Choro que, em Pelotas, é comemorado em 19 de novembro, dia do aniversário de Avendano Júnior.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail festivaldechorodepelotas@gmail.com , com os coordenadores.
Notícias Relacionadas

Dia do Patrimônio oferece atividades para as crianças

Seis atividades culturais movimentam o Centro Histórico em paralelo à programação do Dia do Patrimônio

Abertas as inscrições para a exposição “Memorial das Águas” em Pelotas

Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95