
I Mostra LGBT de Pelotas promoverá o empreendedorismo local
O sábado (22) será marcado pela primeira edição da Mostra Pelotas LGBT, das 10 às 20h na praça da Alfândega. O evento tem como objetivo promover a arte, cultura e empreendedorismo destinados e produzidos pela comunidade lgbtqia+ no município. A organização é resultado da parceria entre a Prefeitura, a Universidade Federal de Pelotas/Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugen) e o Coletivo Juliana Martinelli e deve se repetir semestralmente.
A programação inclui feira de artesanato, shows de dança e música, desfile de drags, comercialização de doces e salgados artesanais, entre outras atividades. De acordo com a representante da Secretaria de Cultura, Helenira Brasil, a primeira edição promete diversão e diversidade em todos os sentidos. “A nossa intenção é que todos os empreendedores e artistas, a partir dessa Mostra, cresçam cada vez mais, mostrem a capacidade que a comunidade tem de empreender e de fazer tudo aquilo que quiser fazer”, disse.
Ainda de acordo com Helenira, informações e direcionamentos sobre direitos, como a inclusão do nome social, serão passados por equipes especializadas. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participará com equipes no evento, para levar orientação sobre o funcionamento dos serviços voltados à comunidade lgbtqia+ em Pelotas. “Estamos bastante animados, será um grande evento, um momento de dar visibilidade e mostrar seu potencial para toda a cidade.”, completou.
Evento será no sábado (22), das 10 às 20h, na Praça da Alfândega. Fotos: Michel Corvello
Homenagens
A primeira edição do evento homenageará nomes importantes na luta contra a LGBTQIA+fobia em Pelotas. As trajetórias da atriz e ativista social Márcia Monks, do fotógrafo e artista plástico Neco Tavares e da ativista e educadora social Juliana Martinelli serão celebradas em exposições no Centro de Vivências Culturais Rendez-Vous, ligado ao Nugen da UFPEL e localizado na rua Dona Mariana, 1.
Empreendedorismo
A equipe do programa Bairro Empreendedor, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), deve apresentar à população a Trilha Empreendedora, que começará em agosto, composta por oficinas, rodas de conversa, dinâmicas, palestras e monitorias, que oportunizarão aos participantes avaliar, planejar e implementar ações práticas em seus negócios.
A coordenadora do Programa, Letícia Duarte, diz que entre as temáticas abordadas estarão o uso de redes sociais e o acesso ao microcrédito com juro zero da Prefeitura. “Como lidar com a concorrência, conciliar negócio e família, a abertura/planejamento do empreendimento e a definição do preço de produtos/serviços, entre outros temas”, explicou.
Poderão participar da Trilha Empreendedora todas as pessoas, com 18 anos ou mais, que já empreendem ou que possuem interesse em abrir um negócio.