
Idemar participa da abertura da Semana Farroupilha 2023
Vice-prefeito convidou população para ir até os CTGs acompanhar as programações culturais e prestigiar a cultura gaúcha. Fotos: Rodrigo Chagas
As festividades da Semana Farroupilha de 2023 estão oficialmente abertas em Pelotas. Em cerimônia realizada no Altar da Pátria, na tarde desta sexta-feira (15), o vice-prefeito Idemar Barz e o coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Márcio Adir Soares Correa, além de autoridades civis e militares receberam a chama crioula trazida pelos cavalarianos.
No ato, Barz e os representantes da Região Tradicionalista fizeram a distribuição das centelhas para oito centros de tradições gaúchas de Pelotas e cidades vizinhas como Morro Redondo e Capão do Leão e em seguida a patrona dos festejos da 26ª Região, Veci Petiz Ribeiro declarou aberta a Semana. Este ano a Chama Crioula foi acesa no município de Cristal e seguiu para todo estado.
Conforme o vice-prefeito este é um momento de resgate e reflexão das tradições gaúchas que precisam ser cultuadas por todas gerações. "Está aberta mais uma Semana Farroupilha com a fusão da chama crioula com a chama da Pátria. Um momento de reverência das nossas tradições nos CTGs e de reavivar aquele sentimento do povo gaúcho. É importante que as pessoas vão até os CTGs prestigiem, conheçam e participem das atividades", disse Barz, lembrando que este ano, a data máxima será atípica, tendo apenas com um desfile solidário para arrecadação de donativos.
Desfile terá caráter solidário e contará apenas com cavalarianos
O tradicional desfile do 20 de Setembro deste ano não terá a participação da Brigada Militar, Polícia Civil e outras representações do Governo do Estado e comunidade em função das condições climáticas severas que assolaram diversas regiões do estado, provocando prejuízos em várias comunidades. Conforme o coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Márcio Adir Soares Correa, todos os cavalarianos foram convocados para fazerem um desfile solidário na avenida Bento Gonçalves, com arrecadação de alimentos e donativos, que serão repassados para órgãos públicos de assistência.
"A gente sabe as dificuldades que os nossos irmãos estão passando em vários pontos do estado, e, portanto, não temos muito o que festejar. Vamos fazer uma Semana Farroupilha com diversas atividades só que no dia 20 não teremos aquele desfile integrado com a demais entidades como a Brigada Militar, Polícia Civil, mas sim um desfile com intuito de ajudar. As entidades tradicionalistas que virem desfilar, nos seus trajetos ao virem farão arrecadação de alimentos e donativos, com fins solidários que já começou hoje aqui com um ponto de arrecadação", detalhou Correa.
Também acompanharam a cerimônia a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), além de cerca de 100 cavalarianos e autoridades representantes de instituições civis e militares.