
Idemar participa da abertura oficial da 33ª Colheita do Arroz
O segundo dia da 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz reuniu um público superior a quatro mil pessoas, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. O prefeito em exercício, Idemar Barz prestigiou o ato de abertura oficial do evento na última quarta-feira (15). Com debates referentes à cadeia orizícola e sua produtividade, a celebração já alcança o título de maior abertura de colheita das Américas.
Cerimônia de abertura contou com a tradicional descarga dos grãos pela colheitadeira. Fotos: Gustavo Vara.
Idemar parabenizou os empreendedores rurais e destacou a importância da agroindústria e do agronegócio para a produção alimentícia do País. “Sem dúvida este evento representa muito para Pelotas e para toda região sul do estado. Somos grandes produtores de arroz e temos grandes lavouras aqui na nossa terra. A colheita do arroz é um impulso para a segurança alimentar do Brasil. Cumprimentamos a organização do evento e todos os produtores rurais, os quais, lá na ponta, trabalham no cultivo deste produto tão nobre que é o arroz”, pontuou o prefeito em exercício.
O vice-governador Gabriel Souza destacou a potência do Rio Grande do Sul no desenvolvimento rural e frisou a importância da inovação e da tecnologia no cultivo de grãos. “Nossos produtores são responsáveis por 40% do nosso PIB e ajudam a abastecer o Brasil com este que é um dos mais importantes alimentos para a segurança alimentar. O Rio Grande do Sul tem vocação em tecnologia e isso já é uma realidade da porteira para dentro”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o Rio Grande do Sul é responsável hoje por 70% do arroz produzido no Brasil, sendo o grão cultivado em 183 municípios gaúchos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o Valor Bruto da Produção (VBP) registrado no Estado em 2021 foi de aproximadamente R$14,1 bilhões.
Também estiveram presentes no evento o senador, Hamilton Mourão (União), o deputado federal, Afonso Hamm (PP), o superintendente federal de agricultura do Rio Grande do Sul, José Ricardo Cunha, o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva e o presidente do Porto de Rio Grande, Cristiano Klinger.
A 33ª Abertura da Colheita do Arroz segue até o final da tarde desta quinta-feira (16) com diversas atividades, como painéis, seminários e apresentação de novas tecnologias ligadas à cultura orizícola.