
Idemar participa de visita à barragem eclusa com ministro
O prefeito em exercício Idemar Barz participou, na terça-feira (23), da visita à barragem eclusa do Canal São Gonçalo, junto do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do vice-diretor- geral da Agência da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO), Mário Lubetkin. A atividade fez parte do evento de comemoração dos 60 anos da Comissão Mista Brasileiro-uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (CLM) da Agência da Lagoa Mirim da Universidade Federal de Pelotas (ALM/UFPel).
“A Lagoa Mirim é de suma importância para Pelotas e a nossa região, devido às atividades de sustentabilidade, agricultura e economia que gera. Por isso, precisamos fortalecer esse projeto. Recebemos com muito prazer essa grande equipe brasileira e uruguaia para nos fortalecer e, também, para viabilizar novos estudos”, disse Barz.
Fotos: Michel Corvello
Dentro da programação organizada pela UFPel, ocorreu o lançamento do projeto de Gestão Binacional e Integrada de Recursos Hídricos na Bacia da Lagoa Mirim e Lagoas Costeiras. Lançada pela FAO e pelos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil e do Meio Ambiente do Uruguai, a iniciativa será financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) da ONU. Serão destinados R$ 25 milhões para fortalecer as potencialidades da bacia, integrando os setores públicos e privados do Brasil e Uruguai, sendo executado, no lado brasileiro, pela ALM.
“A barragem eclusa é fundamental para o manejo da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, sendo importante para pesca, irrigação, navegação e desenvolvimento socioambiental e sustentável, mas, principalmente, para o abastecimento humano em Pelotas, Capão do Leão e Rio Grande, além de atender extensas áreas de produção de arroz irrigado”, afirmou Góes.
A visita à barragem eclusa foi guiada pelo diretor da Agência da Lagoa Mirim, Gilberto Collares, juntamente da reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade. O secretário de Segurança Pública de Pelotas, José Apodi Dourado, acompanhou a atividade.
O grupo que visitou Pelotas é composto por brasileiros e uruguaios, marcando a integração entre os dois países na gestão dos recursos hídricos e naturais da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo presente nos territórios do Rio Grande do Sul e do Uruguai.