Novos abatedouros e agroindústrias, sob controle do SIM, consolidam a força da política municipal de fomento ao setor

Inspeção Municipal avança com o aumento de empreendimentos

Novos abatedouros e agroindústrias, sob controle do SIM, consolidam a força da política municipal de fomento ao setor
Por Tânia Magalhães 10-09-2021 | 14:38:02
Tags: inspeção municipal, sim, abatedouros, agroindústrias, crescimento, produtos de origem animal

Instituído no Município pela Lei 6.643/2018 e regulamentado pelo Decreto 6.163/2019, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) fortaleceu-se durante o período de pandemia da Covid-19, com o aquecimento no setor de produtos de origem animal – abatedouros e agroindústrias -, que deu um salto de 27 para 37 empreendimentos.

“Desde a criação do SIM, ano a ano se contabiliza o processo de crescimento de empreendimentos, tanto de fabricação de produtos de origem animal, como das unidades frigoríficas de abate de bovinos, suínos, ovinos e aves. Durante um ano e meio de pandemia, houve significativo acréscimo de atividades submetidas à inspeção”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

O SIM é um serviço vinculado ao Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Conta com equipe integrada por oito veterinários e seis técnicos agrícolas, que desenvolve atividades de inspeção diária nos abatedouros e, regularmente, nas agroindústrias.

Produção dos empreendimentos passa pela análise da inspeção - Fotos: Divulgação/SDR

O trabalho dos especialistas em inspeção consiste na visualização, in loco, desde o abate até a produção dos abatedouros e das unidades de fabricação de produtos de origem animal. O objetivo é conferir a sanidade, o preparo, a armazenagem e todas as etapas que envolvem a manipulação do alimento. Amostras são coletadas para exames laboratoriais, com a finalidade de apurar a presença de doenças. A água utilizada na rotina dos empreendimentos também é analisada.

“O trabalho da inspeção valida as condições do produto para consumo e a qualidade. Nenhum produto de origem animal tem permissão para ser comercializado sem inspeção”, observa o secretário.

Os dez novos empreendimentos

Os dez novos empreendimentos de produtos de origem animal, que se estabeleceram em Pelotas, nas zonas rural e urbana, em um ano e meio, são três frigoríficos/abatedouros e sete agroindústrias. Ao todo, a cidade conta com dez abatedouros e 27 agroindústrias. O faturamento anual do setor ultrapassa os R$ 100 milhões, aquecendo a economia do Município, que ganha com os tributos do comércio da produção.

“A estimativa aponta que os dez abatedouros e as 27 agroindústrias estejam gerando, no momento, cerca de 330 postos de trabalho. O Município participa diretamente no crescimento do setor, com ações de fomento determinadas pela Lei 6.488/2017, apoio e elaboração de plantas e planos de negócios e licenciamento ambiental”, revela Seidel.

Depois de implantado, o empreendimento continua contando com a participação do serviço público, através do credenciamento de produtos, inspeção, e capacitação dos empreendedores e seus colaboradores quanto às boas práticas, visando à garantia da sanidade e à qualidade do que chegará ao consumidor.

Os três frigoríficos/abatedouros que iniciaram as atividades a partir de março de 2020 são: Knorst (abate de aves), localizado no 3º distrito, Cerrito Alegre; ampliação do matadouro Rutz (bovinos), no 4º distrito, Triunfo; e, Casa Nostra (bovinos e ovinos), no bairro Areal.

As sete agroindústrias de produtos de origem animal, instaladas nos anos de 2020/2021, são: Colina, fabricação de embutidos, localizada na Colina do Sol; Cordeiro Premium Klug, no Areal; Queijos Crochemore, na Colônia Santo Antônio, 7º distrito, Quilombo; Estrela do Mar, Colônia de Pescadores Z3; Cordeiro Suely, na Sanga Funda; Verdes Mares Pescados, no bairro Três Vendas; e ampliação da Agroindústria de Embutidos A & Z Alimentos, no loteamento Liberdade, Três Vendas.

Além dos dez novos empreendimentos, que consolidam o crescimento do setor, há mais três em processo de construção, que deverão entrar em funcionamento ainda neste ano. Trata-se de mais investimentos no ramo de produtos de origem animal: Cantinho do Peixe (Laranjal); Alemão (beneficiamento de carne bovina, embutidos), no Dunas, Areal; e Suinosul, no bairro Três Vendas.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros