Sanep alerta sobre prejuízos à limpeza e à organização da cidade e explica destinação correta do lixo considerando sua origem

Lixeiras urbanas devem ser usadas para resíduos de pedestres

Sanep alerta sobre prejuízos à limpeza e à organização da cidade e explica destinação correta do lixo considerando sua origem
Por Luiza Meirelles 19-11-2021 | 14:28:30
Tags: sanep , lixeiras , resíduos , conscientização

As lixeiras verdes e laranjas instaladas pela Prefeitura em bairros, praças, parques e na área central compõem o mobiliário urbano de Pelotas e cumprem missão importante diariamente: manter a cidade limpa e desestimular o hábito de jogar lixo no chão. No entanto, muitas delas são usadas de forma incorreta por moradores que as utilizam para o descarte de resíduos domiciliares, isto é, aqueles gerados nas residências. 

Arte: Bruna Padilha

O ato – por mais bem intencionado que seja – acaba inviabilizando o objetivo final das estruturas coloridas, que são destinadas exclusivamente para o lixo público produzido por pedestres que transitam pelas ruas do município, como garrafinhas e latas de refrigerante, papéis de bala e de doces, embalagens descartáveis, copos de plástico e restos de alimentos, explica o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso.

As sacolas de resíduos orgânicos e recicláveis gerados em casa têm grande volume e, quando depositadas ali, ocupam um espaço indevido e tornam-se referência para acúmulo de lixo no seu entorno, causando sujeira e mau cheiro. Monterosso complementa que a autarquia disponibiliza a coleta orgânica de porta em porta, alcançando 100% das casas três vezes por semana, além da modalidade conteinerizada para zonas com maior concentração populacional, que é feita diariamente. 

“Também temos a coleta seletiva, que passa na frente de 80% das residências pelotenses e os bairros que ainda não integram o itinerário do caminhão são atendidos através de agendamento, ou seja, estes resíduos domiciliares não precisam ser depositados nas lixeiras porque eles têm seu recolhimento garantido pelo Sanep”, aponta o coordenador, acrescentando que basta o morador saber os dias e turno das coletas em sua região para deixar as sacolas em lixeiras próprias ou na própria calçada. 

A conscientização e o conhecimento do uso correto do mobiliário são peças-chave para manter o município mais limpo e sustentável, frisa Monterosso. “A colaboração da comunidade, neste sentido, é fundamental para isso”, conclui ele.

Confira a destinação correta

- Resíduos públicos gerados por pedestres nas ruas: devem ser depositados nas lixeiras verdes e laranjas, cuidadas pela Prefeitura, para lixo reciclável e orgânico, respectivamente

- Resíduos orgânicos e recicláveis domiciliares: devem ser descartados em lixeira própria em frente de casa ou na calçada, nos dias e turnos da coleta feita pelo Sanep (resíduos orgânicos nos contêineres, no caso das zonas contempladas pela modalidade)

Veja o mapa completo com os dias e horários da coleta de lixo em Pelotas, feita pelo Sanep.

Notícias Relacionadas

Sanep otimiza tratamento de esgoto pela ETE Novo Mundo

Sanep otimiza tratamento de esgoto pela ETE Novo Mundo

Sanep fará manutenção na ETA São Gonçalo na quinta e sexta-feira

Sanep fará manutenção na ETA São Gonçalo na quinta e sexta-feira

NOTA DE PESAR: VILMAR MARQUES VALENTE

NOTA DE PESAR: VILMAR MARQUES VALENTE

Projeto ambiental pelotense é reconhecido em premiação estadual

Projeto ambiental pelotense é reconhecido em premiação estadual