
Mais 1.966 pessoas concluem imunização contra Covid-19 em Pelotas
A segunda-feira (26) cinzenta e chuvosa não foi empecilho para centenas de pessoas que buscaram concluir a imunização contra o coronavírus. Nos pontos de vacinação espalhados pelos bairros, o Município registrou 1.966 doses aplicadas nos grupos de pessoas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, também, para os casos de comorbidades definidas com idades entre 59 a 40 anos. A vacinação segue ao longo da semana com mais aplicações de segunda e primeira doses.
No salão da Paróquia São José, no Fragata, a busca pela complementação da vacina foi grande desde o começo da manhã. A dona de casa Graziele Sedrez foi uma das primeiras a ser imunizada e estava bastante confiante na proteção. "Estava ansiosa porque tenho um filho autista e a vacina é muito benéfica, tanto para a gente quanto para quem está à nossa volta. Vacina é a solução", resumiu.

Graziele comemorou a complementação da vacina. Fotos: Michel Corvello.
Movimento bastante intenso também no ginásio do Colégio Municipal Pelotense, onde o sentimento de concluir a imunização era compartilhado por muitos com a esperança de dias mais tranquilos. "Espero que todos se imunizem para passar isso logo", comentou o vigilante Ivan Espinosa. "Perdi familiares e amigos e isso foi muito triste. Espero que agora a gente retome vida normal", disse a auxiliar de escritório Simone Dias. Ainda no Pelotense, o casal de professores Clarice Brauner e Rony Soares completou a vacinação, e ele acredita que, até o final do ano, será possível seguir a vida com certa normalidade; ela destacou a ação dos profissionais envolvidos. "É fundamental para a nossa proteção e a dos outros. Também tenho muita gratidão por todas essas pessoas que estão aqui neste trabalho".
Movimentação intensa. Pelotense registrou 563 pessoas vacinadas. Fotos: Michel Corvello.
Atenção: mais ações de 2ª dose
Nesta quinta-feira (29), das 9 às 17h, em quatro pontos nos bairros, a Prefeitura de Pelotas destina as ações para todas aquelas pessoas que estão com a 2ª dose da vacina em atraso, independentemente de idade ou grupo prioritário.
Confira a programação
- Quinta-feira (29) – das 9 às 17h – todas as pessoas com a 2ª dose em atraso
Bairros/locais
- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520, Fragata
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes – avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Escola Estadual Coronel Pedro Osório – rua General Osório, 818 – Centro
Leve os documentos para fazer a 2ª dose
- Carteira de identidade
- Carteira de vacinação (para comprovar a 1ª dose)
Atenção: ações de 1ª dose
Nesta terça (27) e quarta-feira (28), as ações de vacinação ocorrem das 9 às 15h, nos bairros, direcionadas para a aplicação da 1ª dose em quem tem 30 anos ou mais, respectivamente, conforme o cronograma abaixo.
Programação
- Terça-feira (27) - 1ª dose para 31 anos ou mais
- Quarta-feira (28) - 1ª dose para 30 anos ou mais
Bairros/locais
- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada
- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres
- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata
Leve os documentos para fazer a 1ª dose
- Documento de identidade
- CPF ou Cartão SUS
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinado pelo proprietário.
Comprovante de vacinação pode ser levado de casa
Para agilizar o processo de imunização, tanto nos drive-thrus quanto nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante a vacinação.
SMS informa
A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.
Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.