Programa municipal que estimula o empreendedorismo, a qualificação profissional e oportuniza aproximação do mercado de trabalho já formou mais de 500 jovens

Mais 86 jovens estão capacitados pelo Start

Programa municipal que estimula o empreendedorismo, a qualificação profissional e oportuniza aproximação do mercado de trabalho já formou mais de 500 jovens
Por César Soares 26-08-2023 | 19:13:57
Tags: Start, formatura, programa, Pacto Pelotas pela Paz

O programa Start, integrante do eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, concluiu uma nova turma e conduz ao mercado de trabalho mais 86 jovens capacitados. Na noite desta sexta-feira (25), a prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega dos certificados de conclusão em cerimônia de formatura realizada no auditório do Sicredi. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Antes de fazer a entrega dos certificados, a chefe do Executivo, fez questão de ressaltar a relevância do Start dentro das políticas públicas para juventude.

"É uma política pública muito especial e potente, que começou como uma ação de prevenção à violência, mas que ganhou corpo pela adesão dos jovens e importância que passou a ter na formação profissional, na abertura para o mercado de trabalho e na conexão dos jovens com espaços de criação, inovação e empreendedorismo. Estamos muito orgulhosos com as parcerias formadas e felizes com tudo o que o Start já construiu", observou a prefeita.

Durante quatro meses de curso, os jovens participaram de oficinas sobre empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas de emprego. Eles também trabalharam exercícios de estímulo ao pensamento crítico e à construção de um projeto social para solucionar problemas da comunidade. A jovem Rafaela Recondo, que criou o projeto de um aplicativo para auxiliar pessoas com fibromialgia, estava empolgada com tudo que aprendeu e já faz planos para o futuro. "Está sendo uma experiência incrível para a minha vida, tive muitas oportunidades que não imaginava, fazer network, desenvolver novas habilidades. E agora quero seguir investindo para desenvolver a nossa ideia", contou.

Mundo Start 

Os resultados do aprendizado desta turma puderam ser vistos na quinta-feira (24), quando os jovens realizaram o primeiro Mundo Start, no Parque Tecnológico, uma feira de exposição onde apresentaram 16 iniciativas e soluções de impacto social, elaboradas durante a formação. A criatividade e a qualidade dos projetos foram amplamente destacadas pelo coordenador do Programa, Pablo Salomão. 

"É impressionante o quanto o Start, com essa nova metodologia, encorpou e amadureceu os projetos que são elaborados na finalização do curso focados em ideias de impacto social. Um nível que faz com que eles levem a sério e queiram tirar do papel, a partir da grande rede de apoio e parcerias que montamos e que estão sempre em busca de novos talentos" disse Salomão, destacando que jovens dessa turma já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Ainda conforme Salomão, essa é a segunda conclusão de turma no formato Programa Start, já que a iniciativa começou como uma ação, com realização de outras sete turmas. Para a próxima turma 430 jovens se inscreveram.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; o Procurador Geral do Município, Eduardo Trindade; o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e representantes dos parceiros Sicredi, Parque Tecnológico e Senac.

O programa Start

O Programa Start foi criando em 2018, como uma estratégia do eixo prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. A proposta é manter os jovens e adolescentes longes de qualquer situação de risco ou violência a partir do estímulo à qualificação profissional e ao aprimoramento pessoal. Até agora 568 jovens já foram capacitados pelo Start. 

O Start é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Nas capacitações, os jovens recebem diversas instruções voltadas ao empreendedorismo, inovação, impacto social, comportamento, personalidade, economia criativa e outras atividades práticas ligadas à capacitação. Além de proporcionar a abertura de oportunidade e aproximação deles do mercado de trabalho.

Atualmente, a iniciativa conta uma rede de 34 parceiros e apoio de mais de 30 instituições dos setores público e privado. Em 2022, o Start atingiu a marca de 1.432 pessoas envolvidas, gerando 11 ideias de impacto social, elaboradas, exclusivamente pela juventude pelotense.

Notícias Relacionadas

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Jesue Fonseca assume a Secretaria de Desenvolvimento Empreendedorismo e Inovação

Jesue Fonseca assume a Secretaria de Desenvolvimento Empreendedorismo e Inovação

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas