O município tem um universo estimado em 27,9 mil crianças aptas a receber a proteção contra o coronavírus

Mais da metade da população infantil está vacinada em Pelotas

O município tem um universo estimado em 27,9 mil crianças aptas a receber a proteção contra o coronavírus
Por Larissa Bruno 24-02-2022 | 14:19:46
Tags:

Pelotas alcançou a marca de 14.434 crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, nesta quinta-feira (24), o equivalente a 51,64% do total estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para esse público. A previsão é que 27.950 menores dessa faixa etária estejam aptos à vacinação que se iniciou, no município, em 19 de janeiro. Os números divulgados abrangem meninos e meninas que residem nas zonas urbana e rural, com e sem comorbidades ou deficiências.

Em função desse avanço na imunização e com mais da metade do público infantil vacinado, a volta às aulas da rede municipal, de forma 100% presencial, na quarta-feira (23), foi possível com garantia de maior proteção aos estudantes, professores, funcionários e famílias. Nesse sentido, a Prefeitura, responsável pela vacinação na cidade, reitera a importância que todos os pequenos recebam a vacina que protege do coronavírus. “É uma questão de saúde coletiva e uma garantia de que todos estarão mais protegidos dessa doença”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva.

Onde levar a criança para vacinação

A imunização das crianças ocorre em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Vacinação Infantil junto à Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, e na Casa Cenáculo, localizada na avenida Dom Joaquim, 1.568, nas Três Vendas.

Para que a criança receba a aplicação da vacina, é necessário o agendamento prévio, pelo link https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil, a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera. Os horários oferecidos na plataforma dependem das doses disponibilizadas e da chegada de novas remessas de imunizantes enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. A SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet poderá fazer a marcação em qualquer UBS.

A SMS informa, ainda, que é necessário observar o intervalo estipulado entre a primeira e a segunda dose, dependendo da vacina recebida pela criança, sendo de oito semanas (dois meses) para a Pfizer e o mínimo de 28 dias para a CoronaVac. O agendamento para completar o esquema vacinal das crianças já está disponível no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil e ocorre na rua General Neto, 1707, no Centro, ao lado do Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron).

No dia que as UBSs estiverem aplicando a vacina pediátrica, de acordo com o cronograma exposto, não haverá vacinação para adultos ou outro tipo de atendimento.

Como funciona o agendamento

Para crianças de 6 a 11 anos, que não possuem comorbidades, deficiência e imunossupressão, a aplicação será de segunda a sexta-feira, mediante agendamento no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil, nas cinco UBSs definidas pela SMS. Para esse público, é aplicada a vacina CoronaVac.

Para os pequenos com idade entre 5 a 11 anos, que são imunocomprometidos, têm comorbidades ou deficiência, está sendo aplicada somente a Pfizer, também mediante agendamento prévio. A aplicação ocorre na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Ubai Navegantes, localizada na rua Dona Darci Vargas, 212, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min.

Confira os pontos selecionados para a imunização infantil

1ª dose

Crianças de 6 a 11 anos - CoronaVac

- De segunda a sexta-feira

Unidade de Vacinação Infantil, na Casa Cenáculo: avenida Dom Joaquim, 1.568, Três Vendas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)

- Segunda-feira

UBS Simões Lopes: avenida Visconde da Graça, 107, Simões Lopes

- Terça-feira

UBS Guabiroba: rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata

- Quarta-feira

UBS Santa Terezinha: rua São Miguel, 5, Três Vendas

- Quinta-feira

UBS Laranjal: rua São Borja, 683, Laranjal

- Sexta-feira

UBS Bom Jesus: avenida Itália, 350, Areal

Crianças a partir de 5 anos e de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência - Pfizer

- De segunda a sexta-feira

Unidade de Vacinação Infantil, na Ubai Navegantes: rua Dona Darci Vargas, 212, Navegantes, das 9h30min às 19h30min

Documentação necessária

Crianças de 5 a 11 anos

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link)

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira de Vacinação da criança

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças (disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas)

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela)

*Atestado (simples - não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos, a fim de comprovar o imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina