Entre terça (25) e sexta-feira (28), a estrutura móvel passará pelos bairros Fragata, Centro e Três Vendas. Nesta segunda (24), o Trailer esteve na região do Umuharama

Mais de 9 mil doses já foram aplicadas no Trailer da Vacina

Entre terça (25) e sexta-feira (28), a estrutura móvel passará pelos bairros Fragata, Centro e Três Vendas. Nesta segunda (24), o Trailer esteve na região do Umuharama
Por Marina Amaral 24-01-2022 | 13:57:16
Tags: trailer da vacina, imunização, vacinação

O Trailer da Vacina, iniciativa da Prefeitura que busca ampliar a imunização e facilitar o acesso da população ao serviço em Pelotas, já aplicou 9.353 imunizantes na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse quantitativo é referente ao período entre os dias 15 de dezembro de 2021 - data em que ocorreu a primeira ação -, até a última sexta-feira (21). 

Segundo o levantamento, foram aplicadas 5.865 vacinas contra o coronavírus, sendo 5.281 da Pfizer, 325 da CoronaVac e 259 da AstraZeneca. Já em relação à Influenza, o número de aplicações chega a 2.299 doses. Foram aplicados, ainda, 809 imunizantes que protegem contra a dT (Difteria e Tétano), além de 294 contra Hepatite B e 86 vacinas da Tríplice Viral.

Nesta segunda-feira (24), a unidade móvel esteve na rua Victor Perez esquina Ferreira Viana, no bairro Umuharama. Uma das pessoas que se dirigiu até o local foi a Keli Nunes, que estava acompanhada do marido, Vinícius. Ela recebeu a vacina contra a gripe e elogiou a ação do Município. “É muito importante, porque percorre a cidade e chega até as pessoas, evitando o deslocamento e aglomeração”, pontuou. 

A dona Ana Moreira, mãe de Keli, também foi em busca da proteção contra a Influenza. Ela é moradora da avenida Ferreira Viana, e contou que em cerca de dez minutos a família já estava imunizada. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, o Trailer da Vacina vai passar pelo bairro Fragata, além do Parque Dom Antônio Zattera, o Jardim do Prado e, também, o Mercado Central. O ponto itinerante funciona em ação conjunta entre as secretarias de Saúde e de Transporte e Trânsito, das 9h às 17h, com pausa de meia hora ao meio-dia.

Para receber as vacinas, é preciso apresentar um documento de identidade e a Carteira de Vacinação para que os profissionais de saúde possam ver a necessidade vacinal. No caso de pessoas que irão em busca de alguma das doses contra o coronavírus, é preciso se atentar às documentações exigidas em cada caso (confira abaixo). 

Confira a programação completa do Trailer

- Terça-feira (25) - av. Duque de Caxias esquina Cidade de Lisboa – Fragata 

- Quarta-feira (26) - Parque Dom Antônio Zattera (rua Dr. Amarante) ao lado da EMEI Ruth Blank – Centro 

- Quinta-feira (27) - rua Sete, próximo ao nº 189 – Jardim do Prado 

- Sexta-feira (28) - Largo do Mercado Central – Centro

Fique atento à documentação necessária para as vacinas contra a Covid-19

Para 1ª e 2ª dose

Pessoas com 12 anos ou mais: 

- Comprovante de residência; 

- Documento de identidade; 

- Cartão SUS ou CPF; e

- Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda).

Para 3ª dose

Pessoas com 18 anos ou mais: 

- Documento de identidade; e

- Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação.

Para 4ª dose de imunossuprimidos

- Documento de identidade; 

- Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses; e 

- Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus.

Orientações da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais para não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina