A cartilha “Você não está sozinha” e o “Violentômetro” foram apresentados em encontro no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

Materiais sobre o combate à violência contra a mulher são lançados

A cartilha “Você não está sozinha” e o “Violentômetro” foram apresentados em encontro no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Por Kerolin Lulhier 27-05-2021 | 14:28:30
Tags: feminicídio , violência contra a mulher , cartilha informativa , violentômetro

Foram lançados nesta quinta-feira (27), dois instrumentos voltados a informar e instruir a sociedade acerca do combate à violência contra a mulher. A cartilha “Você não está sozinha” e o “Violentômetro” foram apresentados em evento simbólico, que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e do secretário de Assistência Social, José Olavo Passos. O encontro, que faz parte da programação da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher, integra a campanha nacional “Nem pense em me matar” e ocorreu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, localizado no bairro Cruzeiro.

Os materiais abordam os tipos, níveis e ciclos de violências sofridas por mulheres e ensinam como identificar cada formato de agressão. Os materiais também orientam sobre como proceder nesses casos, além de dispor de endereços e contatos da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Pelotas, para que as vítimas possam buscar auxílio.

Os materiais foram lançados nesta quinta-feira (27), no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Foto: Gustavo Vara

Homenagem à profª Cláudia Hartleben

Durante a reunião, também foi inaugurada a nova placa do Centro de Referência da Mulher, que passa a chamar-se Professora Cláudia Pinho Hartleben, em homenagem a educadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desaparecida desde de abril de 2015.

A prefeita visitou as dependências do Centro e enfatizou a importância da homenagem feita à professora. “Cláudia é um exemplo da violência que infelizmente ainda acontece contra a mulher. E essa é uma homenagem para ela e para outras tantas mulheres que sofreram com esse mal, que trabalhamos fortemente para erradicar. Essa luta é de todos e nenhum tipo de violência será tolerado”, pontuou Paula.

O ato foi feito com a intenção de homenagear a profª da UFPel, Cláudia Hartleben. Fotos: Gustavo Vara

Onde encontrar os materiais

Os materiais serão disponibilizados para a população em duas blitze, que ocorrerão nesta sexta-feira (28), no Mercado Central, a partir das 9h, e no drive-thru de vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos da Fenadoce, a partir das 13h. Além disso, o material estará disponível para o público em geral no Centro de Referência da Mulher, localizado na rua Barão de Itamaracá, 690, no Cruzeiro.

As coordenadoras de Políticas Públicas para Mulheres, Manoela Rodrigues, e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Paola Fernandes, explicaram sobre o viés dos itens que foram lançados nesta quinta-feira. “O objetivo do Violentômetro é fazer com que a pessoa consiga avaliar e identificar o estágio da violência que está sendo sofrida, além de mostrar, através de uma linguagem simples, que há uma rede de ajuda disposta a acolhê-la", salientaram.

Segue a programação da Semana de Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher

O cronograma de atividades segue nesta sexta-feira (28), com o lançamento do Blog e páginas no Facebook e Instagram “Maria Ada da Silva”, com informações sobre violência de gênero, da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Pelotas e os canais de ajuda. O projeto é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben.

Notícias Relacionadas

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Cras Centro discute prevenção ao suicídio com usuários

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho

Equipe do Cras Centro estará em escola da Castilho

Cras Centro leva atendimento e serviços a famílias da zona rural

Cras Centro leva atendimento e serviços a famílias da zona rural