
Mulheres participam de curso gratuito de salgados e bolachas
Terminou na sexta-feira (29) mais um curso da parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS), que oferece capacitações para a geração de trabalho e renda de forma gratuita. Durante o curso, usuárias do projeto Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate) e produtoras rurais do município aprenderam preparações para salgados e outras receitas.
Fotos: Michel Corvello
O curso de Bolachas e Salgados foi realizado em dois dias – quinta (28) e sexta-feira (29). Nele, nove participantes aprenderam com a instrutora Marcia Centeno a fazer molhos e recheios para os salgados e massas de pastel assado, esfirra, barquete, bregeré, enroladinho e trancinha recheada. A diversidade de bolachas ensinadas também foi grande – amanteigadas, champagne, cookies de amendoim, palitos integrais, banhadas em chocolate, discos de queijo, sequilhos, bolacha de chá, de goiabada e casadinhos, além de broa de milho.
O número reduzido de participantes teve o objetivo de garantir os protocolos de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento social, aliado à maior circulação de ar, higiene permanente das mãos com lavagens ou uso de álcool, e a utilização de máscaras em tempo integral.
Patrícia Cardoso diz que o curso foi uma oportunidade muito gratificante. “Com a crise econômica, este curso é uma bênção. A professora Márcia é super carismática e didática. Nos ensinou muito nesses dois dias. A partir de agora já posso aproveitar essa formação para ter uma renda extra”, afirmou.
O próximo curso da parceria será de bordados a mão e será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro. O Retrate fica na rua Félix da Cunha, 564, onde também são comercializadas as peças de artesanato produzidas pelos usuários.