Emef Saldanha da Gama, no Areal, suspende temporariamente atividades a partir desta quinta-feira (30)

Município atualiza situação de casos de Covid-19 em escolas

Emef Saldanha da Gama, no Areal, suspende temporariamente atividades a partir desta quinta-feira (30)
Por Ascom 30-09-2021 | 12:03:35
Tags: aulas, coronavírus, sistema híbrido

As aulas estão suspensas temporariamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, situada no bairro Areal, a partir desta quinta-feira (30). A decisão foi tomada pelo Município, após a instituição notificar o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) local na quarta-feira (29), de que uma pessoa testou positivo para o coronavírus e que outras três são consideradas suspeitas de infecção. O fechamento se justifica, neste caso, pois a positivada teve contato com diferentes setores do educandário. 

A suspensão das aulas presenciais tomou por base os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e previstos na Nota Técnica nº 03, produzida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conforme informou a Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a Saldanha da Gama ficará fechada durante 14 dias, com retorno às aulas, no modelo híbrido, previsto para o dia 14 de outubro. Nesse período, as aulas ocorrem no formato remoto. A Vigilância Sanitária (Visa) da SMS fará vistoria na escola nesta sexta-feira (1º/10), e uma higienização contratada, também será feita, ainda sem data agendada.

Outros casos

A Emef Santa Irene, localizada no bairro Pestano, também notificou o COE-E sobre caso de coronavírus. A informação foi encaminhada aos órgãos competentes na terça-feira (28). A Visa executou uma vistoria no ambiente escolar para verificar questões higiênico-sanitárias, utilização das medidas de barreira e prevenção contra a Covid-19, além do fornecimento de esclarecimentos à direção da instituição. “Naquilo que foi observado, a escola estava de acordo com as orientações técnicas dos órgãos de saúde”, esclarece Sidnei Louro Júnior, chefe de departamento da Visa. A Santa Irene não teve as aulas suspensas e manterá o sistema híbrido (presencial e remoto). A sanitização da escola está marcada para ocorrer nesta sexta-feira (1º). Em razão disso, a unidade precisará ser fechada, retomando as atividades na segunda-feira (4). 

A Vigilância Epidemiológica (Vigiep) também informou que foram registrados, até o momento, cinco alunos positivos e dois suspeitos, todos da mesma família. Os contactantes desses casos foram encaminhados para testagem. 

A Escola Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza também apresentou dois casos suspeitos do vírus, devido ao vínculo familiar envolvendo os casos da Santa Irene. 

Na manhã desta quinta-feira (30), o Município recebeu notificação de caso suspeito na Emef Jacob Brod, nas Três Vendas. Equipe da Visa e do COE-E farão vistoria no local durante à tarde para verificar se os protocolos estavam sendo cumpridos e prestar esclarecimentos à direção da escola. A Emef Joaquim Assumpção também receberá visita dos fiscais durante à tarde, após o local ter passado por higienização no dia 24 de setembro.

Notícias Relacionadas

Eleições para o Conselho de Alimentação Escolar ocorrem no dia 27 de agosto

Eleições para o Conselho de Alimentação Escolar ocorrem no dia 27 de agosto

Escolas estão convidadas a participar do Desfile de 7 de Setembro

Escolas estão convidadas a participar do Desfile de 7 de Setembro

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas