
Município cadastra entidades para serviços de castrações
A Prefeitura de Pelotas divulgou, na última semana, o Edital 001/2022, que abre o período de 30 dias para inscrições de organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil (OSC), para o serviço de castração de cães e gatos no município. As entidades interessadas terão até o dia 11 de maio para se cadastrar.
A parceria firmada entre o Município e a instituição selecionada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa à manutenção do controle da população de animais errantes em Pelotas. De acordo com as especificações estipuladas em edital, estão previstas 350 castrações para cães e gatos machos e fêmeas. O local onde os procedimentos serão realizados será designado pela entidade selecionada.
Para a execução dos serviços, vinculados à área de saúde pública, a SMS prevê que sejam utilizados diferentes recursos, como próprios da Prefeitura, verbas provenientes do convênio Melhores Amigos com o governo do Estado, e valores encaminhados por emendas impositivas.
Castramóvel
Vale destacar que, em um primeiro momento, a estrutura móvel adquirida pelo Município não deve operar diretamente com as castrações, mas desenvolver um trabalho educativo com as comunidades pelotenses.
Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, o Castramóvel terá um roteiro itinerante nos bairros. “O Castramóvel irá realizar o cadastro da população para o serviço de esterilização, orientar sobre guarda responsável, e possibilitar acesso aos serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, explica a titular da SMS.
O cronograma com as datas e os locais que o Castramóvel estará nas localidades ainda está em construção.