
Município faz testagem para combate a hepatites virais
No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde ampliou o acesso à detecção de hepatites do tipo B e C. No Mercado Central, dezenas de pessoas receberam orientações sobre a doença e puderam realizar, gratuitamente, os testes.
Testagem gratuita no Mercado. Fotos: Michel Corvello
Conforme a responsável técnica pelas ações de combate às hepatites da SMS, enfermeira Daniele Cougo, a ideia é estimular a prevenção, já que, segundo levantamento recente da Secretaria Estadual da Saúde, as regiões de Pelotas e Rio Grande despontam com os maiores números de infectados por hepatites B e C. Os registros apresentam a média de cerca de 30 detecções por mês, de contágio com algum desses dois tipos da doença. “Essas ações buscam alcançar a população para que a gente tenha uma microeliminação da hepatite até 2030, o que é uma meta do Ministério da Saúde, chegando até o usuário, tratando essa doença, que é silenciosa, e evitando a transmissão”, detalhou.
Além das atividades nesta data, a profissional lembra que os testes também estão à disposição da comunidade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e que os medicamentos, hoje, são pangenotípicos (atuam em todos os genótipos da hepatite) e de fácil acesso. A transmissão da hepatite pode ocorrer por meio de relações sexuais, compartilhamento de instrumentos de uso de drogas, ou de tatuagens, procedimentos em serviços de manicure, de hemodiálise, entre outras formas.
Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce