
Município inicia adestramento de cães para adoção no Canil
A Prefeitura deu início, nesta terça-feira (31), ao adestramento de cães para adoção, com o projeto intitulado AdestraCÃO no Canil Municipal de Pelotas. O processo organizado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) tem como objetivo auxiliar na metodologia utilizada pela equipe para rotinas e manejo, além de resolver problemas comportamentais dos cães e adestramento de comandos básicos, e é realizado de forma voluntária pelo adestrador Vagner Kabke.
AdestraCão no Canil Municipal de Pelotas é realizado de forma voluntária pelo adestrador Vagner Kabke. Fotos: Divulgação Canil/SQA
As atividades vão seguir um plano de trabalho montado por Kabke em conjunto com a equipe do Canil, pensado a longo prazo, e acontecerão todas as terça-feiras pela manhã no espaço. Neste primeiro dia, dez cães participaram.
O plano de trabalho
As etapas de execução preveem, para filhotes, a preparação de ninhadas e resgate dos animais de até três meses, bem como adoção com uso de técnicas para dessensibilização (é uma forma de diminuir ou até mesmo extinguir o medo ou aversão de cães a determinados estímulos), controle de ansiedade e resolução de problemas comportamentais aparentes, fobias, agressividade e agitação, dentre outras.
Para cães adolescentes, adultos e idosos, será feita a resolução de problemas comportamentais, e adestramento de comandos básicos para facilitação de adoção e manejo em período de tutela do Município. Para todas as situações poderá ser realizado estudo de caso e modificações comportamentais.
Para a equipe do Canil também haverá orientações, previstas no projeto elaborado pelo adestrador: identificação das deficiências do time e estrutura para melhor organização; aulas para orientação acerca do manejo dos animais; criação de protocolos para atendimento aos animais; certificação da equipe na atuação das novas rotinas; auxílio nos casos de entrada de animais em situações de resgates críticos; e organização de um grupo de cães de suporte para divulgar o trabalho realizado no Canil em escolas e demais atividades.
A fim de qualificar famílias adotantes de animais em Pelotas, o projeto também prevê aulas de orientação durante as feiras de adoção promovidas pela Secretaria de Qualidade Ambiental, com intuito de prepará-las da melhor forma para receber os bichinhos em suas novas casas.