
Município integra programa de inovação em gestão de pessoas
A prefeita Paula Mascarenhas e equipe de várias secretarias participaram, na tarde desta quinta-feira (10), de reunião virtual que marcou a abertura do Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil Comunitas e pela Fundação Lemann. Pelotas e outros seis municípios brasileiros foram selecionados para integrar o programa que terá duração de oitos meses.
Reunião virtual de abertura do programa. Imagens: reprodução da transmissão.
Durante o encontro conduzido pela diretora de gestão da Comunitas, Patrícia Loyola, e demais integrantes da entidade, a prefeita Paula destacou a relevância e a necessidade de se buscar um serviço público cada vez mais eficiente, a partir da valorização, qualificação e integração dos servidores. Conforme a chefe do Executivo, o Município tem dois grandes desafios que serão estudados e planejados dentro desse programa.
"O primeiro desafio é pensar, criar, propor um plano de carreira dos servidores que configure uma carreira com possibilidades de avanços, crescimento e valorização, considerando avaliações de desempenho. O segundo envolve a busca de prevenção e promoção da saúde dos servidores, principalmente no que se refere à saúde mental, com mais assistência e acolhimento.", disse Paula apresentando as demandas como as principais metas da administração na gestão de pessoas.
Integram a equipe da Prefeitura de Pelotas, no Programa, os secretários municipais de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, e de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado. Também participaram da abertura os secretários da Fazenda, Jairo Dutra; da Saúde, Roberta Paganini; o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade; o diretor-presidente adjunto da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Nataniel Vieira; e servidores e assessores da Secretaria de Administração e Recursos Humanos.
O que é o Programa
O Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público se estenderá até outubro e faz parte da estratégia de inovação do Hub InovaJuntos, da Comunitas, cujo foco é apoiar seis municípios para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras a desafios da gestão de pessoas. A metodologia se dará por meio de realização de oficinas semanais coletivas, com representantes dos municípios, bem como oficinas e mentorias individuais, com o objetivo de mergulhar nas especificidades locais.
Participantes e etapa atual
Para participar da inciativa, seis municípios brasileiros foram escolhidos a partir de um processo seletivo dentre 23 cidades. Além de Pelotas, também integram o programa as cidades de Fortaleza, Maceió, Niterói e Ribeirão Preto e Campinas.
Na etapa atual, estão sendo definidas as equipes de governo, as ações de capacitação e inspiração para formar os participantes em temas de gestão de pessoas, com a entrega de cardápio de soluções, realização de oficinas coletivas para mapeamento dos desafios dos territórios e a escolha de um desafio a ser incubado em cada município.
A Comunitas
A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos.