A partir do aumento de demanda de síndromes gripais, com a chegada do frio, contratações devem garantir atendimento médico em tempo integral

Município investe em contratação de médicos na UPA Areal

A partir do aumento de demanda de síndromes gripais, com a chegada do frio, contratações devem garantir atendimento médico em tempo integral
Por Micael Carvalho 05-06-2023 | 16:56:49
Tags: Contratação de Médicos , UPA Areal , Sintomas gripais

Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Pelotas tem investido em ações estratégicas para absorver o incremento na demanda de sintomas gripais e problemas respiratórios. A fim de garantir o acolhimento dos pacientes durante 24h por dia, o Município ampliou a capacidade de atendimento médico na UPA Areal, fazendo com que a unidade passe a operar com até cinco médicos simultaneamente.

Foto: Rodrigo Chagas - Arquivo/Ascom

Diferente do ano passado, quando foram adicionadas 12h/médicas por dia, num período de três meses, este ano a ampliação compreende 24h/médicas adicionais durante um período de quatro meses, mais que o dobro do último adicional realizado.

O diretor da UPA Areal, Nelson Soares, destacou o aumento de 40% na demanda da unidade e ressaltou que as ações devem auxiliar a manter o pleno atendimento aos usuários. “As ações de ampliação do número de profissionais visam corresponder o aumento da demanda já observada, que deve seguir alta durante todo o inverno. A UPA possui estrutura para acolher aproximadamente 200 pacientes por dia, todavia temos acolhido diariamente cerca de 300 usuários”, afirmou o gestor.

O reforço, incorporado à rede de saúde do Município desde o dia 1º deste mês, tem previsão de continuidade até o mês de setembro. Integram o quadro profissional da unidade, mais dois médicos por dia, ambos com plantão de atendimento de 12h.

Rede de Atenção Básica

Para absorver o possível aumento no atendimento também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as equipes estão em processo de qualificação permanente para que os profissionais possam fazer o atendimento necessário a partir do acolhimento com classificação de risco.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a Política Nacional de Atenção Básica prevê que profissionais generalistas podem avaliar e conduzir os casos, realizando o encaminhamento para o atendimento especializado apenas quando existe o agravamento ou doença instalada.

Vacinação contra a Influenza

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, os imunizantes contra o vírus Influenza seguem disponíveis para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. A SMS reforça que não é necessário aguardar o intervalo entre a vacina da gripe e da Covid-19. Ambas podem ser aplicadas simultaneamente.

Nas UBSs, a vacinação pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h, com exceção das UBSs Balsa e Jardim de Allah, que atendem exclusivamente pela manhã. A vacina contra a gripe também está disponível nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8 às 17h e no Centro de Especialidades, das 8 às 18h.

Notícias Relacionadas

Farmácias distritais estarão fechadas em razão de treinamento com profissionais

Farmácias distritais estarão fechadas em razão de treinamento com profissionais

UBS Porto é alvo de furto

UBS Porto é alvo de furto

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone