Ato contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. O material servirá de instrumento informativo para ações de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e suas famílias

Município lança Caderno para Prevenção da Violência Infantil

Ato contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas. O material servirá de instrumento informativo para ações de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes e suas famílias
Por Marina Amaral 17-12-2021 | 13:42:45
Tags: caderno, prevenção da violência infantil, rede materno infantojuvenil

O Município lançou, nesta sexta-feira (17), o Caderno de Orientações e Encaminhamentos para o Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência no Município de Pelotas. A cerimônia foi acompanhada pela prefeita Paula Mascarenhas, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a apresentação do material elaborado pela Rede Materno Infantojuvenil do Município (Remi) da Secretaria de Saúde (SMS). O conteúdo tem o objetivo de auxiliar profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com crianças, adolescentes e famílias com suspeita ou confirmação de violência, e tem a finalidade de qualificar a rede de atendimento e contribuir para a proteção desse público.

A iniciativa faz parte do Pacto Pelotas pela Paz, política pública da Prefeitura, e está inserida na estratégia Infância Protegida, visando alinhar o cuidado de gestantes, crianças e jovens. Para a chefe do Executivo pelotense, é essencial que o Município trabalhe na constituição e fortalecimento de uma rede de proteção à criança e ao adolescente. 

“A elaboração do Caderno é um passo importante para a cidade. Precisamos identificar o mais precocemente a violência, que é um assunto delicado e complexo. Por isso, é necessário estabelecer essa forma de identificação e comunicação nos serviços públicos que atuam com esses públicos. Nós trabalharemos para protegê-los”, defendeu a prefeita. 
Foto: Gustavo Vara

Com intuito de ser um instrumento informativo para o enfrentamento das variadas formas de violência praticadas nos mais diversos espaços de convivência infantil e familiar, o material construído pela Remi/SMS oferece subsídio para que os profissionais possam acolher crianças, adolescentes e suas famílias, além de informar como a estrutura a rede de proteção municipal está organizada e como devem ser feitos os encaminhamentos de acordo com os casos.

A enfermeira Carmem Viegas e a assistente social Daiane da Rosa foram as responsáveis pelo desenvolvimento do Caderno, que teve revisão técnica de representantes do Núcleo Municipal de Educação Coletiva em Saúde (Numesc), da Vigilância Epidemiológica e da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), após oficinas com os diferentes setores e serviços que compõem a rede intersetorial - considerada ferramenta para a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“Falar de violência contra criança e adolescente não é fácil, mas é necessário. A violência é um problema sério de saúde pública e cada vez mais acreditamos que o fortalecimento da rede intersetorial é o caminho mais resolutivo para reduzi-la e minimizar os riscos tanto para as crianças e adolescentes como para as suas famílias. O Caderno foi criado como resultado da busca de fortalecimento dessa rede, e esperamos que, em breve, possamos contar com mais serviços e projetos para compor estes fluxos e assim, progressivamente, vamos qualificar e alinhar o cuidado de forma mais resolutiva”, defendeu Carmem Viegas.

A rede intersetorial conta com serviços que atendem aos fluxos de violência, sendo as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social (SAS), de Educação e Desporto (Smed), de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), de Cultura (Secult) e de Segurança Pública (SSP), além da equipe do Pacto Pelotas pela Paz, da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) e da Delegacia de Polícia da Criança e 

Notícias Relacionadas

Prefeito acompanha apresentação de programa a gestores da saúde em Pelotas

Prefeito acompanha apresentação de programa a gestores da saúde em Pelotas

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Prefeito conhece autores das fotos dos cartões-postais

Pelotas reforça prevenção ao câncer de colo de útero

Pelotas reforça prevenção ao câncer de colo de útero

Serviço de Assistência Especializada mudará de endereço

Serviço de Assistência Especializada mudará de endereço