O RH24h foi desenvolvido pela Sarh e Coinpel para inovar a prestação de serviços e modernizar o acesso ao Portal do Servidor.  Software vai ao ar, oficialmente, no dia 1º de agosto, com a primeira fase voltada aos processos da área da saúde

Município lança plataforma de relacionamento com o servidor

O RH24h foi desenvolvido pela Sarh e Coinpel para inovar a prestação de serviços e modernizar o acesso ao Portal do Servidor. Software vai ao ar, oficialmente, no dia 1º de agosto, com a primeira fase voltada aos processos da área da saúde
Por Marina Amaral 25-07-2023 | 16:58:13
Tags: RH24h, Portal do Servidor, SARH, Coinpel

A Prefeitura de Pelotas lançou, nesta terça-feira (25), o RH24h, software de relacionamento com os funcionários públicos do Município, que irá tornar mais moderno e prático o acesso ao Portal do Servidor. A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), em conjunto com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), e vai ao ar, oficialmente, na quarta-feira (1º), com a primeira fase voltada a processos da área da saúde.

Fotos: Gustavo Vara

A prefeita Paula Mascarenhas, a titular da Sarh, Tavane Krause, a diretora de Recursos Humanos da pasta, Kátia Siefert, o diretor-presidente da Coinpel, Leandro Félix, e o analista de Tecnologia da Companhia, William Sinotti, responsável por desenvolver a página, apresentaram as novas funcionalidades. Com o sistema, o Portal do Servidor terá o layout mais intuitivo, moderno e que contará com o RH24h, um sistema de protocolo a qualquer momento para o servidor, que já está preparado para acesso via smartphone, e está parametrizado com os dados funcionais do sistema SIM, ou seja, é alimentado com toda base cadastral e geração de ocorrências funcionais automaticamente.

“O RH24h é um projeto que favorecerá muito os nossos servidores públicos e o trabalho da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que vai se aproximar do servidor e tornar os processos mais transparentes. É um grande passo em termos de inovação, eficiência e consideração com o servidor”, frisou a chefe do Executivo municipal. 

Conforme ressaltou Tavane, a primeira fase tem como foco processos ligados à área da saúde. Dessa forma, os servidores que precisam de afastamento, em decorrência de alguma enfermidade ou para acompanhar familiar enfermo, poderão requerer as licenças, anexando atestados médicos e demais documentos facultativos e os dados do afastamento, além de gerar agenda automática para comparecimento na perícia médica. Após realizada a perícia, a conclusão será disponibilizada no Portal do Servidor, no módulo do RH24h, onde passará a ficar registrado o prontuário médico, com relatórios, dos funcionários da Prefeitura, com autenticidade eletrônica.

Esse tipo de atendimento é, atualmente, de forma presencial, ou seja, os servidores precisam ir até a sede da Secretaria para solicitar o afastamento por motivo de saúde. Sendo assim, o RH24h vem para melhorar o acesso ao serviço e otimizar o trabalho da Sarh, além de permitir a integração de dados, uma pasta informatizada dos servidores e, ainda, a criação de indicadores para gestão e planejamento de parte da Secretaria. 

Proteção de dados e armazenamento digital 

Todos os documentos protocolados via RH24h serão disponibilizados com conclusão de deferimento ou indeferimento no Portal do Servidor e com autenticidade, via QRCode, para acesso e comprovação a qualquer momento. Assim, acervo digital será criado com histórico de saúde dos servidores e de todas as demandas protocoladas via Sarh.

Ouvidoria do Servidor

Para aperfeiçoar a acessibilidade e ter canal próprio, a Ouvidoria do Servidor estará disponível via Portal do Servidor nesta primeira etapa do projeto RH24h, para reclamações, sugestões e denúncias, inclusive de assédio moral e sexual. Atualmente, a Ouvidoria é acessada apenas via e-mail, no endereço sarh.ouvidoria@pelotas, que permanecerá em funcionamento.

Contato direto com servidor

O Portal do Servidor também contará com sistema de mensagens, com espaço apto para chefias e gestores encaminharem mensagens individuais para servidores ou para grupos predefinidos. 

Ficha funcional

A ficha funcional será disponibilizada, no Portal do Servidor, assim como o contracheque, que já constava na plataforma. Entretanto, ambos terão autenticidade eletrônica via QRCode.

Asten Bot

O Portal do Servidor contará com atendimento automatizado e responsivo e, não sendo suficiente, será encaminhado para atendimento humanizado dentro do horário de expediente da Secretaria. Os servidores poderão contar com a ajuda do robô virtual Sara - Serviço de Atendimento Responsivo e Analítico. Responsivo, pois possui a proposta de atendimento ágil, eficaz e flexível; Analítico, uma vez que o sistema visa produzir e relacionar informações e dados.

Próximas etapas do projeto

Para a segunda fase do RH24h, está prevista a inclusão no sistema de todos os processos que envolvem a temática de Recursos Humanos em que a Sarh é demandada pelos servidores, como exonerações e benefícios financeiros. A fase três está em desenvolvimento e envolverá as demandas de RH que existem entre as secretarias municipais.

Notícias Relacionadas

COINPEL lança nova marca nesta semana

COINPEL lança nova marca nesta semana

Prefeitura publica 14 editais de convocação e nomeação de profissionais

Prefeitura publica 14 editais de convocação e nomeação de profissionais

Prevpel promove o IV Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) da Zona Sul

Prevpel promove o IV Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) da Zona Sul

Prefeitura nomeia e convoca profissionais de diversas áreas

Prefeitura nomeia e convoca profissionais de diversas áreas