
Município participa de pesquisa estadual sobre habitação
Pelotas foi uma das quatro cidades convidadas a participar da pesquisa sobre Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social (Athis) no estado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Representantes da Prefeitura estiveram em Porto Alegre nessa quarta-feira (27), junto de gestores de Canoas, Caxias do Sul e São Leopoldo. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) coordena a pesquisa na cidade.

Representantes da Prefeitura estiveram em Porto Alegre nessa quarta-feira para participar da pesquisa, junto de membros da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que acompanharam virtualmente - Foto: Divulgação/SHRF
O projeto de pesquisa é intitulado “A Athis como alternativa às necessidades habitacionais brasileiras: Proposta de uma metodologia para realização de levantamento do déficit habitacional qualitativo municipal” e foi aprovado pelo Edital 004/2022 do CAU/RS para pesquisas na área de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. A iniciativa aprofunda os conceitos de moradia e ambiente como determinantes da saúde da população.
Identificar os municípios do estado que estão atuando ou manifestando interesse em atuar com Athis, bem como levantar dados sobre essas cidades relacionados ao quadro habitacional e à saúde e organizar um banco de informações, além de construir uma metodologia para a elaboração de diagnóstico de déficit habitacional qualitativo, são alguns dos objetivos do trabalho.
O grupo de foco realizado nesta quarta-feira contou com apresentação de resultados da proposta de metodologia para realização de levantamento do déficit habitacional qualitativo municipal e discussão sobre a aplicabilidade do método pelos municípios.
Participaram as assistentes sociais Josana Pires, que integra a coordenação do Pacto Pelotas pela Paz, e Daiane da Rosa, da Secretaria de Saúde, e Alicéia Ceciliano, psicopedagoga da Secretaria de Assistência Social, junto de representantes da SHRF, que acompanharam virtualmente.