
Município participa de programa de concessões e PPPs
O Município de Pelotas concluiu, nesta quarta-feira (30), a participação no Programa Selo de Compromisso Municipal em Concessões e PPPs, ministrado pela empresa Radar PPP. Foram dois meses de treinamento de dez gestores públicos e de dois secretários municipais, a fim de consolidar e qualificar o conhecimento sobre a temática, bem como proporcionar uma troca de experiências e ideias, juntamente com outras cidades que também participaram do Programa.
“O valor não está propriamente na parceria com a iniciativa privada, mas no resultado público que ela proporciona, ao trazer mais eficiência, agilidade e efetividade aos serviços oferecidos aos cidadãos”, defende a prefeita Paula Mascarenhas.
A participação no Programa marca a retomada da agenda de investimentos e parcerias do Município junto à iniciativa privada, sobretudo, em três áreas prioritárias de investimento, nas quais considera o caminho das concessões ou das Parcerias Público-Privadas (PPPs) o mais apropriado para abarcar as questões a curto prazo, com menor custo e visando privilegiar o interesse público. Trata-se da criação do Centro Administrativo Municipal; da modernização da iluminação pública; e da Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel).
“São otimistas as expectativas para o Programa de PPPs e concessões de Pelotas. O que se pode esperar é que o Programa consiga atender, com celeridade e qualidade, a prestação de serviços e a execução de obras de altíssima relevância pública e que, hoje, não estão podendo ser oferecidos pela administração pública, em função da indisponibilidade de recursos para investir”, argumenta o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado.
As três áreas prioritárias
1) Centro Administrativo Municipal – criação de estrutura única para abrigar todas as secretarias do Município. Realização de uma Parceria Público-Privada, abrangendo a construção e o gerenciamento do Centro. Entre os benefícios, a centralização do fluxo, a economia com aluguéis de prédios, eficiência e eficácia de protocolo único.
2) Iluminação pública – Realização de uma PPP para promover a modernização do sistema de iluminação pública do Município, com a implantação de iluminação em LED em toda a cidade, priorizando os bairros, proporcionando economia no consumo de energia e uma maior durabilidade das unidades, além de impactar, diretamente, na melhoria da segurança pública de Pelotas.
3) Eterpel – viabilizar, via concessão ou PPP, a administração da Empresa do Terminal Rodoviário, juntamente com o Governo do Estado, ao qual o setor é vinculado. Cumpre destacar que, somente neste ano, R$ 1,3 milhão foi aportado pelo Município à Eterpel, para saldar seus compromissos financeiros.
Importância das PPPs e concessões
No entendimento do Município, é inteiramente legítimo e pertinente que a Prefeitura de Pelotas possa oferecer aos seus cidadãos e cidadãs os mesmos avanços e melhorias que são disponibilizados às populações de outros entes federativos que já optaram por programas semelhantes de parcerias e concessões.
Para a atual gestão pública municipal, as PPPs e concessões significam a possibilidade de atender a demandas justas e históricas da comunidade e que, por razões diversas - especialmente carência de recursos para investir -, vêm sendo sistematicamente adiadas e secundarizadas, como a iluminação pública por exemplo.
Há, ainda, um outro aspecto bastante relevante e que, muitas vezes, não é percebido: ao manter em execução obras e serviços, via PPPs e concessões, o Poder Público local acaba tendo maior folga de caixa e incrementa sua capacidade de melhor atender e investir em outras áreas de interesse público não incluídas no Programa.
Expectativas
O Município empenha-se na retomada dos projetos prioritários, sendo que, participação dos gestores no Programa Selo de Compromisso em Concessões e PPPs, deverá viabilizar a aceleração da implantação da infraestrutura interna necessária para cada PPP, permitindo avanços contínuos e melhoria no foco do planejamento da administração pública, de forma a proporcionar um ambiente de negócios mais atrativo aos parceiros privados.
Notícias Relacionadas

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025
Prefeito assina contratos para construção de ETEs