Expectativa é que os conteúdos sejam ministrados ainda neste ano, além dos que já estão acertados

Município pleiteia novos cursos para a zona rural

Expectativa é que os conteúdos sejam ministrados ainda neste ano, além dos que já estão acertados

Por Tânia Magalhães 27-03-2023 | 17:22:35
Tags: cursos profissionalizantes , senar , zona rural

A zona rural de Pelotas poderá contar, ainda neste ano, com mais cursos oferecidos pela parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Município pleiteou a inclusão de novos conteúdos em encontro na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com lideranças do interior e representantes de instituições na última semana.

Reunião de trabalho tratou da formação de agricultores - Fotos: Divulgação/SDR

Até o dia 10 de abril, Prefeitura e Senar divulgarão os cursos que serão incorporados ao cronograma de 2023 de profissionalização de famílias agricultoras. Estão na lista Produção de Embutidos e Defumados; Fabricação de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura; Soldador; Plantas Medicinais; Corte e Costura; Aproveitamento Integral de Alimentos; Processamento de Frutas; Processamento de Hortaliças; Eletricista Rural; e Panificação Caseira. 

“As lideranças rurais vão fazer um levantamento de demandas nas suas comunidades, para priorização das áreas profissionalizantes de preferência. A SDR continuará mobilizada, visando levar as oportunidades de capacitação às famílias da colônia, como forma de incentivo à busca de renda adicional”, observa a chefe do Setor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, engenheira agrícola Rejane Jorge.

No cronograma de cursos para este ano, já constam Panificação Caseira, Eletricista Rural, Tortas e Docinhos, Bolachas e Salgados, Cultivo de Plantas Medicinais e Produção de Hortaliças em Estufas.

Participaram do encontro, além de Rejane Jorge pela SDR, o supervisor regional do Senar, Giovani Bolzoni, o supervisor Leonardo Lamp, a representante do Sindicato Rural de Pelotas, Alessandra Veiga, a professora da UFPel, Helen Nunes Garcia, e os líderes da zona rural Marialda Priebe, Fabiane Hohlz e Fábio Hoff.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)