
Município qualifica rede de proteção infantojuvenil
A prefeita Paula Mascarenhas assinou, na segunda-feira (12), o Decreto n° 6.561/2022, que institui o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A ação, que significa um passo importante rumo à qualificação da rede de proteção e acompanhamento desse público, levará à criação do Centro de Referência para Atendimento Infantojuvenil (Crai) de Pelotas.
O Crai, conforme explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, ficará localizado na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Areal. Neste mês, as equipes serão capacitadas para realizar o atendimento no local e serão firmados convênios com instituições envolvidas no processo de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência.
“O Decreto nº 6.561 é um passo muito importante. A partir da constituição deste Comitê, com representantes dos diferentes pontos de atenção a crianças e adolescentes, teremos o olhar de uma rede intersetorial e com maior possibilidades de fortalecer as políticas públicas voltadas a esta temática. Pelotas e região terão um ganho muito importante com a implantação do Crai, qualificando a rede e, principalmente, dando suporte às vítimas e suas famílias que precisam deste atendimento”, pontuou a coordenadora da Rede Materno Infantojuvenil do Município, enfermeira Carmem Viegas.
O cronograma de capacitações para implantação do Centro de Referência será inicialmente destinado aos profissionais da saúde, para, então, ser aplicado a todos os funcionários da rede municipal envolvidos no assunto. O espaço na Upa Areal será mais um ponto de fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.