Mutirões coordenados pela Ssui se tornam política pública de zeladoria

Por Roberto Ribeiro 18-12-2025 | 18:02:59
Tags: mutirões , Lmpeza urbana , Drenagem , Zeladoria

As duas primeiras ações do governo Fernando Marroni tiveram início em menos de 12 horas após o encerramento da cerimônia de posse. No início da manhã do dia 2 de janeiro, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) coordenava o primeiro mutirão de zeladoria da atual gestão. Dezenas de trabalhadores, com numeroso maquinário, movimentaram o Balneário dos Prazeres (praia do Barro Duro) para a execução de atividades de limpeza urbana, roçado, recolhimento de entulhos, raspação, pintura de meio-fio, entre outros serviços. 

“Era necessário mesmo dar uma geral na cidade toda e identificamos que o Barro Duro era o mais atirado”, relembrou o prefeito Fernando Marroni em novembro passado, durante a primeira edição do programa Prefeitura no Bairro, justamente no Balneário dos Prazeres.

A ideia dos mutirões pegou na gestão. A carência por um serviço regular de zeladoria em toda a cidade fez com que as frentes de trabalho se tornassem, ao longo do primeiro ano, a política pública adotada pela gestão com coordenação da pasta. Até dezembro deste ano, a Ssui já contabilizava mais de 60 mutirões, em todos os bairros, para promover espaço urbano mais limpo, sadio e organizado, proporcionando mais qualidade de vida à população pelotense. 

Os números alcançados nessas atividades não deixam dúvidas. Só nos primeiros 11 meses de 2025, foram roçados 2.132.141 metros quadrados de vegetação, removidas 1.366 cargas entre resíduos, entulhos e descartes irregulares, 238 quilômetros de serviços de drenagem executados, incluindo limpeza, desobstrução e manutenção preventiva, 176 quilômetros de pintura de meio-fio e 83 quilômetros de raspação. “As ações tiveram impacto direto na melhoria da mobilidade, na qualificação dos espaços públicos e na prevenção a alagamentos”, afirma o titular da Ssui, Mateus Consen. 

A outra ação da Ssui, que teve o mérito de inaugurar a segunda gestão de Fernando Marroni como prefeito de Pelotas, teve conotação mais simbólica. Também na manhã do dia 2 de janeiro, no retorno do Balneário dos Prazeres, onde foi acompanhar o início do mutirão, o prefeito participou com uma equipe da Secretaria da plantação de uma muda de timbaúva, no redondo da praça Coronel Pedro Osório, exatamente sobre o que restou na base do tronco da imponente árvore da mesma espécie, que ameaçava cair em 2018.

Recuperação frota

Os efeitos externos do trabalho da Ssui não teriam os mesmos resultados se a Secretaria não tivesse feito o dever de casa. Era um dever que demandava urgência. Em menos de 100 dias de governo, a Secretaria viu-se obrigada a se movimentar também nos bastidores, para dar conta da missão de tornar Pelotas uma cidade mais limpa e bem cuidada. 

Desde janeiro, a frota de patrolas disponíveis da pasta saltou de uma para cinco - três reabilitadas após mutirão de reforma promovido pela equipe da própria Secretaria, por meio do setor de manutenção e mecânica. Outras duas foram recuperadas em seguida, sendo que uma delas foi, literalmente, resgatada no balneário Valverde, onde se encontrava desde a enchente de maio do ano passado.

A Ssui também incorporou à frota um caminhão hidrojato, além de três maquinários novos - como escavadeira hidráulica e duas motoniveladoras -, e procedeu a recuperação geral de caminhões, micro-ônibus, kombis e veículos no geral. “Hoje, a Ssui não tem nenhum veículo parado, todos em funcionamento”, garante Consen.

Drenagem

Considerado em situação de colapso, o sistema de drenagem operacionalizado pelo Departamento de Drenagem Urbana da Ssui não poupou esforços para resolver problemas históricos do setor em diversos pontos da cidade, como na rua 22 do loteamento 22 de Maio, no Passo do Salso, na rua Torres, no Barro Duro e, principalmente, no Areal Fundos, para onde a equipe se deslocou em julho e permaneceu durante meses para recuperar a estrutura completamente comprometida. Foram, ao todo, 238 quilômetros de rede requalificada, permitindo o melhor escoamento e condições de mobilidade aos moradores de regiões carentes de infraestrutura urbana no município.

Pode melhorar? Sem dúvida. Principalmente se a população contribuir na manutenção do espaço público. Mesmo com a melhoria observada no planejamento e execução do serviço de zeladoria na atual gestão, o descarte irregular de móveis e entulhos em valetas e ruas é problema ainda grave no município. Semanalmente, são descartados em vias públicas de Pelotas uma média de 15 sofás e colchões, provocando a obstrução no sistema de drenagem e nas casas de bombas.

Para 2026, ainda no primeiro semestre, a Ssui pretende qualificar o serviço de limpeza urbana, recorrendo à inovação tecnológica. A Secretaria deverá exigir, na licitação para o serviço, com lançamento previsto para junho, a adoção de equipamentos, como capina e varredeiras elétricas, para varrição do Calçadão e demais logradouros do Centro Histórico.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Obras e Pavimentação faz melhorias em mais de 100 vias

Secretaria de Obras e Pavimentação faz melhorias em mais de 100 vias

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Marroni confirma apoio ao Caminhos da Serra dos Tapes

Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas

Vigilância Sanitária apreende 50 quilos de carne bovina em Pelotas

Seurb volta a ter protagonismo nas políticas do espaço urbano

Seurb volta a ter protagonismo nas políticas do espaço urbano