
Nesta quarta tem bate-papo com produtor de “Ainda Estou Aqui” na Prefeitura
A partir das 19h desta quarta-feira (22), na Sala Frederico Trebbi – saguão do Paço Municipal, tem “Bate-papo com Rodrigo Teixeira - Como levar um filme para o Oscar”, evento aberto ao público. Teixeira é um dos produtores envolvidos na produção do longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, primeiro filme brasileiro a receber um Oscar. A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é apoiadora institucional do bate-papo aberto que terá mediação de Ivonete Pinto.
Carioca de 48 anos, Teixeira também trabalha na produção do longa-metragem “Glaxo”, que será rodado em Pelotas e Jaguarão, e estará no município para as gravações, que devem ocorrer de 21 a 30 de outubro e, depois, de 20 a 26 de novembro. Carioca de 48 anos, ele também participou da produção dos longas “Farol” (2019), “Me chame pelo seu nome” (2017), “A Bruxa” (2015) e “Frances Ha” (2012).
O bate-papo com Teixeira é uma iniciativa do Curso de Cinema/Centro de Artes (CA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e também tem apoio do Pelotas Film Commission, comissão municipal vinculada à Secult, com apoio da Secretaria de Turismo (Setur), que visa impulsionar a produção audiovisual e promover a cidade como polo cinematográfico.
O longa “Ainda estou aqui” (2024), de 2h15min de duração, dirigido por Walter Salles, levou o Oscar de 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional e foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado à categoria de Melhor Filme, a principal do prêmio cinematográfico estadunidense. Fernanda Torres também recebeu indicação de Melhor Atriz por interpretar Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, engenheiro e ex-deputado preso e desaparecido durante a Ditadura Cívico-militar.
O Paço Municipal fica na Praça Coronel Pedro Osório, 101 – esquina com o Mercado Central, no Centro Histórico de Pelotas.