Às 17h30, no Largo do Mercado (Quinze com Lobo da Costa), evento tem confirmados Batucantada, mestre griô Dilermando Freitas e dois afoxés

Nesta sexta tem Encontro de Tambores na Esquina do Axé

Às 17h30, no Largo do Mercado (Quinze com Lobo da Costa), evento tem confirmados Batucantada, mestre griô Dilermando Freitas e dois afoxés

Por Joice Lima 12-02-2026 | 14:47:41
Tags: carnaval , tambores , afoxé , esquina do axé , encontro

Por iniciativa da Liga de Blocos de Rua e Cordões Carnavalescas de Pelotas, com apoio da Prefeitura, por meio do Gabinete da Vice-prefeita, Daniela Brizolara, nesta sexta-feira (13) acontece o Encontro de Tambores, uma ação de ancestralidade, cultura e resgate das origens do Carnaval de Pelotas. Com presenças confirmadas dos afoxés Africanidade e Bloco Afoxé Afropel, Batucantada e mestrê griô Dilermando Freitas, o evento começa às 17h30min, na Esquina do Axé e Manifestações Populares – onde se encontram as ruas Quinze de Novembro e Lobo da costa (Largo do Mercado Central) .

Os organizadores convidam a população para que se junte à ação, que contará com uma Benção de Oxum, traga seus tambores, surdos e sopapos e participe.

Esquina do Axé e Manifestações Populares

Em 8 de janeiro de 2022 foi inaugurada a Esquina do Afoxé e Manifestações Populares, instituída por Lei Municipal de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), atendendo demanda da Associação Municipal de Umbanda, Kimbanda e Cultos Afrobrasileiros (Amukcab), que buscava um local próprio para a realização de campanhas sociais, eventos e cultos dos povos de terreiro, de religiões de matriz africana. A proposta do espaço simbólico é acolher todos os tipos de manifestações populares. 

Afoxé, cortejo de rua que sai durante o Carnaval, é uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá. Seus integrantes em geral são vinculados a um terreiro de Candomblé ou de Umbanda.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)