
Pacto pela Paz é inspiração para projeto em Santa Cruz do Sul
A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quinta-feira (6), do lançamento do Pacto Santa Cruz pela Paz. O programa, que será desenvolvido no município do Vale do Rio Pardo, tem como base o Pacto Pelotas pela Paz e busca reduzir a violência e criminalidade com foco na prevenção social.
”Fiz questão de estar presente no lançamento do Pacto Santa Cruz pela Paz por considerar importantíssimo que os Municípios estejam percebendo a necessidade de se envolverem com segurança pública. Fico muito feliz que o exemplo de Pelotas esteja ganhando terreno, dando frutos e inspirando outras experiências, porque os objetivos eram diminuir os índices de violência na nossa cidade e também mostrar, por meio do nosso trabalho, o quanto é imprescindível que essa política pública seja compartilhada com todos os entes federativos”, defendeu a prefeita.
Fotos: Luiz Fernando Bertuol
Em junho de 2021, Paula recebeu a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), para apresentar a estruturação do Pacto. A iniciativa chama atenção de outros municípios, uma vez que reduziu, em quatro anos, todos os índices criminais, chegando a uma queda de 90% dos homicídios. O Pacto de Pelotas atingiu esses resultados a partir da união entre Poder Público, forças de segurança, iniciativa privada e universidades, além de adotar estratégias de prevenção e repressão, com evidências científicas.
O Pacto de Santa Cruz do Sul conta com a consultoria do Instituto Cidades Seguras, a mesma organização que formatou a política pública pelotense. Esse é o terceiro município gaúcho a adotar programa similar. Em 2019, Lajeado, no Vale do Taquari, instituiu o Pacto local, também baseado nas ações adotadas em Pelotas.