
Pacto Pelotas pela Paz é apresentado a lideranças de Santa Cruz do Sul
Na tarde desta segunda-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida virtualmente com a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP) e demais integrantes do governo da cidade. No encontro, a Chefe do Executivo pelotense apresentou algumas ações desenvolvidas pelo programa Pacto Pelotas pela Paz e seus resultados, e incentivou a expansão de políticas públicas desse segmento.


Encontro virtual reuniu as duas prefeitas. Foto: reprodução da transmissão.
Traçando um panorama mais abrangente, Paula iniciou ressaltando que tem feito um trabalho de sensibilização de outros gestores municipais a entrarem na seara da política pública de segurança, por entender que, embora não seja atribuição constitucional dos municípios, não há mais como se eximir disso.
A gestora de Pelotas explicou que depois de analisar os índices de violência e criminalidade, que eram crescentes até 2017, foi em busca de informações e experiências junto ao Instituto Cidade Segura, quando passou a ter uma visão mais ampla de segurança. Disse também que o Pacto foi sempre embasado em evidências científicas e premissas como noção de integração, ações proativas e de prevenção.
Num segundo passo, começou a elaboração propriamente dita da política pública, a partir de muito diálogo, ouvindo todas as instituições de segurança e de ensino, para formatar um plano que contemplasse a redução de homicídios, de roubo a pedestres, a veículos, e as reduções da vulnerabilidade juvenil e da perturbação do sossego público. Também falou de ações que contribuíram na formatação do Pacto, como pesquisas, avaliação de dados que passaram a ser levantados pelo Observatório de Segurança, e a prestação de contas.
"Passamos a ter cobranças, à medida que colocamos essa responsabilidade para o município, o que não acontecia antes. Então passamos a compartilhar as informações, os ônus e os bônus", frisou a prefeita.
Projetos
Ainda na área da prevenção, Paula comentou sobre os importantes resultados obtidos com projetos, como o Cada Jovem Conta, que trabalha com crianças e adolescentes à beira do delito e da evasão escolar. Também destacou iniciativas como o projeto ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, desenvolvido em escolas e Centros de Referência de Assistência Social, e do Banco de oportunidades, que é uma parceria da Prefeitura de Pelotas com empresários do município, organizações sociais e instituições de ensino.
A prefeita Helena Hermany agradeceu por toda explanação e destacou que sempre esteve muito próxima da área da segurança e de ações preventivas contra a violência. "A prevenção é sempre mais barato e dá mais resultados. Acredito que é preciso mais projetos de ocupação, de qualificação, que tragam perspectivas e oportunidades. Sempre se aprende ouvindo relatos de importantes projetos como este de Pelotas", comentou a Gestora santa-cruzense.
Paula finalizou reforçando que se sente muito satisfeita em ser procurada por outra prefeita em busca de experiências e conhecimento nesse segmento de segurança pública. "Desejo muito sucesso e estamos sempre de portas abertas e à disposição para fortalecer parcerias", disse, reforçando que os secretários e o seu Gabinete estão disponíveis para qualquer apoio ou esclarecimento.
Também participaram do encontro o secretário interino de Segurança de Pelotas, José Dourado; a coordenadora do Pacto, Aline Croschemore; a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum; além do secretário de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana de Santa Cruz, o coronel Everton Oltramari e demais assessores daquele município.
Notícias Relacionadas

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025

Chegada do Fogo Simbólico marca abertura da Semana da Pátria 2025
Prefeito assina contratos para construção de ETEs