Prefeita Paula expôs a importância da participação do Executivo na segurança pública, bem como a redução dos indicadores criminais na cidade e os programas sociais desenvolvidos

Pacto Pelotas pela Paz é apresentado em evento da Brigada Militar

Prefeita Paula expôs a importância da participação do Executivo na segurança pública, bem como a redução dos indicadores criminais na cidade e os programas sociais desenvolvidos
Por Marina Amaral 19-07-2022 | 16:57:53
Tags: pacto pelotas pela paz, brigada militar, corregedoria, crpo-sul

A prefeita Paula Mascarenhas apresentou, nesta terça-feira (19), os resultados exitosos de redução dos índices criminais, frutos do Pacto Pelotas pela Paz, e os programas sociais que fazem parte da política pública municipal durante a 2ª Reunião Técnica da Corregedoria Geral da Brigada Militar (BM). Organizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO-Sul) da BM, o evento realizou-se no auditório do Sicredi. 

“Agradeço o convite da Brigada Militar, uma corporação que faz toda a diferença no nosso Estado. A correção é um elemento que garante que a instituição honre a farda que usa em todos os momentos e faz com que a população a respeite”, frisou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

A importância da participação do Poder Público na integração da segurança pública, sempre destacada pela chefe do Executivo pelotense, foi ressaltada pelo comandante do CRPO-Sul, coronel Cláudio de Azevedo Goggia. “É muito clara a evolução dos índices criminais. Pelotas é exemplo para muitas cidades do Brasil e do mundo”, pontuou. 

Participaram do evento o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, o titular da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, delegado Márcio Steffens, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Paulo Renato Scherdien, a responsável pela 5ª Delegacia Penitenciária Regional, delegada Deisy Vergara, o presidente do Consepro, Olindo Muller da Hora, o juiz de Direito, Marcelo Malizia Cabral, o Corregedor-Geral da Brigada Militar, coronel Vladimir Silva da Rosa, e o vice-presidente do Sicredi, Arlindo Holz.

Indicadores criminais em queda desde 2017

A diminuição dos indicadores criminais em Pelotas, reflexo da atuação integrada das forças de segurança e fiscalização pública que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz, foi apresentada por Paula. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), entre janeiro e dezembro de 2021, reduziram-se 73,5% na comparação com o mesmo período de 2017. Em relação a 2020, a queda foi de 14%. 

Quando comparados os primeiros semestres de 2022 e 2017, houve uma diminuição de 86,4% nos crimes contra à vida. Em relação ao último ano, conseguiu-se reduzir em 46,7% os registros. A taxa de CVLIs por 100 mil habitantes que, há cinco anos, era 34,8%, caiu a 2,3%. Em 50 meses de ações do Pacto, 236 vidas foram preservadas. 

“Era incontornável, na época de criação do Pacto, não abordarmos o tema de segurança pública em Pelotas, pois a violência era um tema de grande preocupação da população junto da saúde. Por causa do dado preocupante do aumento dos crimes contra a vida, de quase 500% nos 14 anos anteriores, a população estava com medo. É importante levar essa sensibilização para os prefeitos, porque é nos territórios, e com integração, que vamos vencer a violência e criminalidade”, pontuou a gestora municipal.

O roubo a pedestre - outro tipo de crime, junto aos CVLIs, que era um dos principais alvos de redução quando a política pública foi desenvolvida - caiu 71% entre 2021 e 2017, e 8% entre 2021 e 2020. Nos primeiros seis meses de 2022, a queda foi de 69,5% em comparação a 2017. 

*Resumo comparativo entre 2021 e 2017

CVLI

-73,5%

Roubo a pedestre

-71%

Roubo a estabelecimento comercial e financeiro

-61%

Roubo a transporte público

-84%

Roubo de veículos

-75%

Furto de veículos

-64%

Roubo a residência

-69%

Furto a residência

-67%

A prevenção pensada para todas as populações

As ações do eixo de Prevenção Social também ganharam destaque. Dentro do segmento de Prevenção Primária, voltada, principalmente, à primeira infância e às famílias, programas como da Justiça Restaurativa, como os Círculos de Construção da Paz e a iniciativa Bons Vizinhos foram citados pela prefeita.

Dentro da Infância Protegida, o ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros e o Conte Comigo foram lembrados, juntos da ação de Redução da Vitimização Precoce e Escolas de Mães e Avós. O programa Urban95, estratégia que busca pensar na cidade com a visão de uma criança, foi ressaltado.

O Construindo Saberes, a Escola da Paz, a Geração Consciente, o Esporte pela Paz, o Educação Empreendedora e o Busca Ativa Escolar foram exemplos dos projetos que contemplam a Escola de Paz, desenvolvidos nos educandários com estudantes da rede.

Na Prevenção Secundária, focada em jovens e em como prepará-los para a vida adulta e o mercado de trabalho, por exemplo, são desenvolvidas atividades como o Cada Jovem Conta, o Start e o Mapa de Oportunidades. O Município também atua com o Duxtec e o Moradia Digna.

Pensando em dar uma segunda chance à população adulta na vida pós-cárcere, o eixo de Prevenção Terciária abarca o programa Mão de Obra Prisional, iniciativa pelotense reconhecida a nível nacional, o ArtConP, fábrica municipal de artefatos de concreto, na qual os apenados trabalham, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que traz um modelo novo de sistema prisional, e o Segunda Chance Jovem, feito no Case. 

Também é dever do Município pensar e garantir a proteção de populações em risco, como as mulheres e os idosos em situação de violência. Foram desenvolvidos, ainda, os comitês de Atenção aos Migrantes e Refugiados e Gestor Quilombola, além do Núcleo Integrado de Assistência Social.

Notícias Relacionadas

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Prefeito Marroni cumpre agenda em Brasília nesta semana

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Prefeito recebe Maria do Rosário na Fenadoce

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas

Moradores do Getúlio Vargas recebem novas casas