
Parceria viabilizará reforma de casas de famílias do Navegantes
Parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, integrante da Secretaria de Assistência Social (SAS), a Central Única das Favelas (Cufa) e a empresa Eficiobra viabilizará a reforma de casas de famílias do Navegantes. Serão empreendidas ações que melhorarão a higiene e a ventilação das moradias, já que esses itens estão diretamente relacionados à saúde dos moradores, especialmente neste momento que a pandemia do novo coronavírus exige protocolo rígido de higiene.
Fotos: Divulgação
Serão feitas reformas em um cômodo da casa, composta por banheiro, cozinha, quarto ou sala. No projeto, que será 100% subsidiado pela “Habitat para Humanidade” e pelo “Programa Vivenda”, de São Paulo, está incluído o planejamento, material, mão de obra, acompanhamento e gestão da obra.
As famílias que possuem o perfil procurado pelo projeto foram indicadas pela equipe do Cras e pela coordenação da Cufa. A coordenadora do Cras, Graciane Tavares, diz que a seleção das famílias para o banco de dados foi feita a partir dos atendimentos de rotina, quando as assistentes sociais e psicólogas verificam informações, como a situação das residências, composição familiar, renda por pessoa e saúde de cada do morador.
Para serem beneficiados, os imóveis precisam estar em áreas regulares ou passíveis de regularização, para que não haja risco de remoção. Desde o último dia 10, as equipes do Cras e da empresa fazem visitas de avaliação a cada família para enviar relatório às entidades que subsidiam as obras e que definirão quais serão atendidas.
Graciane afirma que, para a equipe do Cras São Gonçalo, “é uma alegria essa parceria, pois podemos visualizar o impacto que as melhorias podem causar na vida das famílias. Estamos empolgadas, pois já temos algumas famílias com perfis pré-selecionados e acreditamos que serão contempladas”, avaliou.
Perfil das famílias
Para serem beneficiadas pelo projeto, as famílias precisam atender a condições que comprovem a sua necessidade e situação de vulnerabilidade. Confira as prioridades da parceria:
- família com renda total de até dois salários mínimos ou renda per capta de até meio salário mínimo (critério obrigatório);
- famílias que tenham crianças, adolescentes ou idosos (critério recomendado);
- famílias que tenham pessoa com deficiência, doença crônica respiratória ou ainda comorbidades relacionadas à Covid-19 (critério recomendado); e,
- famílias em que a mulher é a chefe de família (critério recomendado).
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.