
Parquímetros do Estacionamento Rotativo ganham teclados touch
A Prefeitura informa que, a partir desta segunda-feira (2/10), os usuários do Estacionamento Rotativo de Pelotas poderão usufruir de duas novidades no sistema. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e a Serttel, empresa que administra o serviço na cidade, realizam de forma gradativa a instalação de teclados touch nos parquímetros, o que permitirá a ativação do tíquete virtual dos automóveis, e também colocarão em funcionamento a Plataforma Mobilicidade, a Central de Atendimento via Whatsapp pelo número (81) 4003-1476, para realizar diversos serviços, como a compra de tíquetes e crédito para o aplicativo ZAE Pelotas.
Com os teclados touch, os usuários irão informar a placa do veículo no equipamento e, em tempo real, o sistema realizará a ativação do tíquete virtual, nos mesmos moldes de funcionamento do aplicativo ZAE Pelotas (veja passo a passo abaixo).
A implantação dos teclados deverá ser concluída nos próximos 15 dias e se dará de forma gradativa, ou seja, o usuário ainda poderá encontrar equipamentos com sistema antigo e precisará colocar o tíquete sobre o painel do veículo. Já nos equipamentos que têm a opção do teclado o cidadão recebe o comprovante da operação e não terá a necessidade de retornar ao carro. Além disso, ele poderá fazer a ativação complementar do seu tempo em qualquer parquímetro que possua a tecnologia do teclado, independente de estar próximo ao veículo.
Para o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, essas implementações vão garantir comodidade para os usuários, aliada à tecnologia e facilidade. Ele lembra, ainda, que estas implementações foram objeto tratado na renovação do contrato com a empresa concessionária da operação da Zona Azul.
Al Alam explica que o aplicativo ZAE Pelotas, disponível para Android e IOS, é ainda a melhor ferramenta para o usuário utilizar na compra de tíquetes da Zona Azul. “No app, o usuário tem a funcionalidade do modelo ativa/desativa, que não está presente nos outros modais do serviço. Essa modalidade permite ao usuário, ao sair da zona, desativar o tíquete e pagar somente o que realmente utilizou, minuto a minuto”, detalhou o secretário.
Já na plataforma Mobilicidade o usuário poderá cadastrar a placa do veículo e receber automaticamente uma mensagem quando um aviso de irregularidade for emitido. Também, poderá ativar o tíquete e efetuar a regularização do bilhete para permanecer estacionado no período de 2 horas.
Uma campanha será realizada nos próximos dias pela Serttel com orientações aos usuários acerca dessas novas modalidades. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 3027-3700 ou (53) 4003-1550.